Última alteração: 2018-10-08
Resumo
Com a crescente preocupação e exigência mundial em novos sistemas de produção e criação visando sustentabilidade ambiental, segurança alimentar, responsabilidade social e bem-estar animal, a produção de carnes e ovos orgânicos vem ganhando força sem deixar de lado a qualidade desses produtos. Nesse sentido, as pesquisas que avaliam a utilização de alimentos orgânicos em rações para aves, contribuem para indicar os benefícios, tanto em aves como em seus produtos. Este estudo teve como objetivo avaliar o desempenho produtivo de codornas alimentadas com diferentes cultivares de milho orgânico. O experimento foi conduzido em galpão convencional para codornas no Centro de Ciências Agrárias, UFSCar, Araras-SP, em conformidade as normas editadas pelo Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA), e aprovado pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA – Protocolo no. 6016231015) da Universidade Federal de São Carlos. Utilizou-se 168 codornas japonesas, em fase de postura, distribuídas em blocos ao acaso, e submetidas a sete tratamentos, correspondendo as diferentes variedades de milho orgânico (Bandeirantes, Soberano, Avaré, Cativerde e Piratininga) e duas variedades crioulas de milho orgânico (Santa Rtita 1 e Santa Rita 2) utilizadas nas rações, com quatro repetições e seis aves por parcela. Foram avaliados o consumo de ração, a conversão alimentar (CA/dúzia de ovos), o peso dos ovos e a produção de ovos. Após verificadas as pressuposições de normalidade dos erros e homogeneidade das variâncias, os dados foram analisados pelos pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade, ambos pelo procedimento GLM do SAS®. Não houve diferenças (P>0,05) para consumo de ração, CA/dúzia de ovos e peso de ovos de codornas alimentadas com rações confeccionadas com as diferentes variedades de milho orgânico. No entanto, observou-se maior (P<0,05) produção de ovos para as aves alimentadas com ração proveniente do milho variedade Bandeirantes (88,53%) em relação as aves arraçoadas com rações feitas a partir das demais variedades de milho orgânicos, sendo as menores produções (P>0,05) relatadas para as codornas que receberam rações com milhos das variedades Soberano (77,86) e Cativerde (79,23%). Conclui-se que o milho orgânico variedade Bandeirantes é o mais indicado para produção de ovos de codornas devido a maior produção de ovos.
Palavras-chave
Referências
BRUNELLI, S. R.; PINHEIRO, J. W.; FONSECA, N. A. N.; OBA, A.; SILVA, C. A. Farelo de gérmen de milho desengordurado na dieta de poedeiras comerciais de 28 a 44 semanas de idade. Revista Brasileira de Zootecnia; vol. 39, no. 5, 2010.
MACCHI, P.M.; COSTA, M.K.O.; CHOTTEN, R.; MACEDO, J.B.C. Desempenho e análise econômica de aves de corte Isa Label criadas em sistema agroecológico. Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 – v. 8, n. 2, 2013.
MURAKAMI, A.E. Níveis de proteína e energia em dietas de codornas japonesas (Coturnix coturnix japonica) nas fases de crescimento e postura. 1991. 92f. Tese (Doutorado em Zootecnia) – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, 1991.
ROSTAGNO, H.S.; ALBINO, L.F.T.; DONZELE, J.L.; GOMES, P.C.; OLIVEIRA, R.F.; LOPES, D.C.; FERREIRA, A.S.; BARRETO, S.L.T.; EUCLIDES, R.F.Tabelas brasileiras para aves e suínos: Composição de alimentos e exigências nutricionais. 3. ed., Viçosa: Editora UFV, 2011, 252p.