Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, [UFSCar Araras] XXV CIC e X CIDTI - 2018

Tamanho da fonte: 
Variedades de milho orgânicos no desempenho de codornas em postura
Amarilys Macari de Giz, Cecília Helena Ferreira Pinto, Kaio Eduardo Buglio, Luciana Thie Seki Dias, Janaina Della Torre Silva

Última alteração: 2018-10-08

Resumo


Com a crescente preocupação e exigência mundial em novos sistemas de produção e criação visando sustentabilidade ambiental, segurança alimentar, responsabilidade social e bem-estar animal, a produção de carnes e ovos orgânicos vem ganhando força sem deixar de lado a qualidade desses produtos. Nesse sentido, as pesquisas que avaliam a utilização de alimentos orgânicos em rações para aves, contribuem para indicar os benefícios, tanto em aves como em seus produtos. Este estudo teve como objetivo avaliar o desempenho produtivo de codornas alimentadas com diferentes cultivares de milho orgânico. O experimento foi conduzido em galpão convencional para codornas no Centro de Ciências Agrárias, UFSCar, Araras-SP, em conformidade as normas editadas pelo Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA), e aprovado pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA – Protocolo no. 6016231015) da Universidade Federal de São Carlos. Utilizou-se 168 codornas japonesas, em fase de postura, distribuídas em blocos ao acaso, e submetidas a sete tratamentos, correspondendo as diferentes variedades de milho orgânico (Bandeirantes, Soberano, Avaré, Cativerde e Piratininga) e duas variedades crioulas de milho orgânico (Santa Rtita 1 e Santa Rita 2) utilizadas nas rações, com quatro repetições e seis aves por parcela. Foram avaliados o consumo de ração, a conversão alimentar (CA/dúzia de ovos), o peso dos ovos e a produção de ovos. Após verificadas as pressuposições de normalidade dos erros e homogeneidade das variâncias, os dados foram analisados pelos pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade, ambos pelo procedimento GLM do SAS®. Não houve diferenças (P>0,05) para consumo de ração, CA/dúzia de ovos e peso de ovos de codornas alimentadas com rações confeccionadas com as diferentes variedades de milho orgânico. No entanto, observou-se maior (P<0,05) produção de ovos para as aves alimentadas com ração proveniente do milho variedade Bandeirantes (88,53%) em relação as aves arraçoadas com rações feitas a partir das demais variedades de milho orgânicos, sendo as menores produções (P>0,05) relatadas para as codornas que receberam rações com milhos das variedades Soberano (77,86) e Cativerde (79,23%). Conclui-se que o milho orgânico variedade Bandeirantes é o mais indicado para produção de ovos de codornas devido a maior produção de ovos.


Palavras-chave


Coturnix coturnix japonica; conversão alimentar; produção de ovos

Referências


BRUNELLI, S. R.; PINHEIRO, J. W.; FONSECA, N. A. N.; OBA, A.; SILVA, C. A. Farelo de gérmen de milho desengordurado na dieta de poedeiras comerciais de 28 a 44 semanas de idade. Revista Brasileira de Zootecnia; vol. 39, no. 5, 2010.

MACCHI, P.M.; COSTA, M.K.O.; CHOTTEN, R.; MACEDO, J.B.C. Desempenho e análise econômica de aves de corte Isa Label criadas em sistema agroecológico. Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 – v. 8, n. 2, 2013.

MURAKAMI, A.E. Níveis de proteína e energia em dietas de codornas japonesas (Coturnix coturnix japonica) nas fases de crescimento e postura. 1991. 92f. Tese (Doutorado em Zootecnia) – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, 1991.

ROSTAGNO, H.S.; ALBINO, L.F.T.; DONZELE, J.L.; GOMES, P.C.; OLIVEIRA, R.F.; LOPES, D.C.; FERREIRA, A.S.; BARRETO, S.L.T.; EUCLIDES, R.F.Tabelas brasileiras para aves e suínos: Composição de alimentos e exigências nutricionais. 3. ed., Viçosa: Editora UFV, 2011, 252p.