Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, [UFSCar Araras] XXV CIC e X CIDTI - 2018

Tamanho da fonte: 
Identificação molecular de leveduras e bactérias associadas à secreção oral de Diatraea saccharalis (Fabricius, 1794) que apresentam inibição do crescimento de Fusarium verticillioides (Nirenberg, 1976) e Colletotrichum falcatum (Went, 1893)
Laís Augusto Dezoti, Caroline Thamara Nascimento, Francisco Inácio Paiva Ferreira, Marco Aurélio Takita, ANE HACKBART MEDEIROS

Última alteração: 2018-10-08

Resumo


Alguns isolados de bactérias e leveduras presentes na secreção oral de Diatraea saccharalis (Fabricius, 1974) apresentam papel inibitório no crescimento micelial de fitopatógenos como Fusarium verticillioides (Nirenberg, 1976) e Colletotrichum falcatum (Went, 1893). Estes fungos, por sua vez, acessam as galerias no colmo da cana-de-açúcar quando a lagarta ali se instala, degradando a sacarose e, consequentemente, diminuindo a produção de álcool. Assim, os isolados aqui caracterizados podem ser usados em estratégias de controle biológico dos fitopatógenos de cana-de-açúcar. O objetivo deste trabalho foi o de identificar molecularmente os isolados de bactérias e leveduras da secreção oral de D. saccharalis. Os fitopatógenos F. verticillioides e C. falcatum, e as bactérias e leveduras foram obtidos no Laboratório de Patologia e Controle Microbiano da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP), em Piracicaba, São Paulo. Os isolados de bactérias e leveduras foram cultivados em meio NA (bactérias) e YEPD (leveduras), tiveram seu DNA extraído e armazenado a -20°C. Os DNAs dos isolados foram quantificados no sistema Nanodrop e passaram por reações de amplificação por PCR (reação em cadeia da polimerase) com o uso dos iniciadores PO27F 5’- GAGAGTTTGATCCTGGCTCAG-3’ e R1387 5’- CGGTGTGTACAAGGCCCGGGAACG-3’ para bactérias, e iniciadores ITS-1 5’- TCCGTACCTCAACCTGCGG-3’ e ITS-4 5’- TCCTCCGCTTATTGATATGC-3’ para leveduras. Os produtos de PCR obtidos de ambos os microrganismos foram purificados, utilizando o kit Wizard® SV Gel and PCR Clean-Up System (Promega), confirmados em gel de agarose 1%, fotodocumentados e sequenciados. As análises das sequências de DNA foram realizadas através do programa BioEdit v7.0.5 e a identidade das sequências de DNA foi obtida através de busca na base de dados BLAST (Basic Local Alignment Search Tool) do NCBI (National Center for Biotechnology Information), usando o algoritmo BlastN, que pesquisa bases de dados de nucleotídeos usando uma sequência de nucleotídeos. Em relação aos isolados de bactérias, seis deles apresentaram similaridade com as sequências de DNA do gênero Bacillus, quatro isolados com o gênero Klebsiella e um isolado com o gênero Bordetella, totalizando onze isolados de bactérias. Referente aos isolados de leveduras, três deles apresentaram similaridade com as sequências do gênero Candida e quatro isolados com o gênero Meyerozyma, totalizando sete isolados de leveduras. Os resultados obtidos podem contribuir para estudos futuros acerca de quais substâncias esses microrganismos, já identificados por gênero, secretam para inibir o crescimento de F. verticillioides e C. falcatum.

Palavras-chave


simbiontes de insetos, agentes de controle microbiano, complexo broca-podridão

Referências


HEUER, H.; KRSEK, M.; BAKER, P.; SMALLA, K.; WELLINGTON, E. M. Analysis of actinomycete communities by specific amplification of genes encoding 16S rRNA and gelelectrophoretic separation in denaturing gradients. Applied and Environmental Microbiology 63: 3233-3241, 1997.

WHITE, T. J.; BRUNS, T.; LEE, S.; TAYLOR, J. Amplification and direct sequencing of fungal ribosomal RNA genes for phylogenetics. In: INNIS, M.A. et al. (Ed.). PCR protocols: a guide to methods and appications. San Diego: Academic Press. p. 315-322, 1990.

 

MIKA, N.; ZORN, H.; RÜHL, M. Insect-derived enzymes: a treasure for industrial biotechnology and food biotechnology. In: Yellow Biotechnology II. Springer, Berlin, Heidelberg, p. 1-17. 2013.