Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, [UFSCar Araras] XXV CIC e X CIDTI - 2018

Tamanho da fonte: 
Identificação das principais regiões produtoras do setor sucroenergético e a problemática em relação à capacidade de tancagem de etanol
Leonardo Henrique Paulosso, Marta Cristina Marjotta-Maistro

Última alteração: 2018-10-08

Resumo


O setor sucroenergético é importante para a economia brasileira devido a elevada produção de etanol e açúcar, a qual vem crescendo ao longo dos últimos anos. Nesse sentido, se faz necessário que a capacidade de armazenagem cresça para que não haja uma problematização na logística do setor. O objetivo deste trabalho é localizar as principais regiões produtoras do setor sucroenergético (para cana-de-açúcar, açúcar e etanol) e as localidades dos tanques de etanol com vista a discutir a problemática da tancagem do produto, no período de 2013/14 a 2017/18, focando a região Centro-Sul. Para a realização deste estudo foi feito levantamento de dados secundários em bibliografia específica da área de logística e em sites públicos e privados. Os resultados obtidos comprovaram que a principal região produtora do setor sucroenergético é a Região Centro-Sul (UNICA, 2018), com destaque para o estado de São Paulo que responde por 50,6% da produção dessa região. Também se notou que a tancagem de etanol da região Centro Sul, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Biocombustíveis e Gás Natural (2018), foi a produção de etanol nessa região. Conclui-se que o setor sucroenergético enfrenta uma problematização na área logística da tancagem de etanol, por causa da alta produção e baixa capacidade de armazenagem. Com este estudo nota-se que o setor necessita de investimento na área de armazenagem para que tenha maior flexibilidade nas suas decisões e não fique dependente de uma escoação rápida, em função da falta de tanques de etanol na região.


Palavras-chave


Tancagem, Etanol, Região Centro-Sul

Referências


Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). . Capacidade de estocagem de etanol 2017. 2017. Disponível em: <http://www.anp.gov.br/images/publicacoes/boletins-anp/Boletim_do_Etanol/Boletim_do_Etanol_No09_FEVEREIRO_2017.pdf>. Acesso em: 03 mar. 2018.

União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). Moagem de cana-de-açúcar e produção de açúcar e etanol - safra 2017/2018. 2018. Disponível em: <http://www.unicadata.com.br/historico-de-producao-e-moagem.php?idMn=32&tipoHistorico=4&acao=visualizar&idTabela=1984&safra=2017%2F2018&estado=RS%2CSC%2CPR%2CSP%2CRJ%2CMG%2CES%2CMS%2CMT%2CGO%2CDF>. Acesso em: 03 ago. 2018.