Última alteração: 2018-10-10
Resumo
Este trabalho apresenta como objetivo metodológico a elaboração de uma sequência didática (SD) para discussão das questões de gênero, com enfoque no ensino de química para estudantes do ensino médio da rede pública de ensino do município de Limeira/SP. Após esta primeira etapa, a SD será ofertada aos estudantes no formato de uma oficina aberta a todas as turmas de Ensino Médio da escola, de modo que os conceitos de química sejam discutidos com os estudantes, ressaltando as aplicações e implicações da C&T em nossa sociedade, bem como as formas pelas quais as controvérsias e relações de gênero são reforçadas ou problematizadas a partir dos avanços científicos e tecnológicos. Assim, após a discussão dessa sequência didática com os estudantes, e, sobretudo a partir do reconhecimento das questões de gênero como uma controvérsia sociocientífica, pode ser possível identificar as potencialidades e as limitações da discussão dessa temática nas escolas, bem como responder ao seguinte questionamento, “Quais as implicações da inserção de gênero como QSC no ensino de ciências?” temos ainda como questões subjacentes, “Quais as potencialidades e as limitações da sequência didática desenvolvida?” e “Como a problemática apresentada pode contribuir para a formação para cidadania dos estudantes?”. Deste modo, esperamos contribuir para a área de estudos brasileiros sobre a inserção das temáticas de gênero no ensino de ciências, bem como promover espaços para o desenvolvimento crítico e emancipatório dos estudantes, de modo que eles reconheçam a ciência enquanto construção social. Por fim, esperamos que, tanto os envolvidos no processo de elaboração da sequência didática, quanto os demais professores e pesquisadores da área de ensino de ciências se reconheçam nesse processo formativo e se posicionem como agentes atuantes na discussão desta e demais questões sociopolíticas e, sobretudo, que busquem novas metodologias de ensino que visem a formação crítica dos estudantes.