Última alteração: 2018-10-10
Resumo
Este trabalho objetivou analisar, por meio das contribuições da Teoria Histórico-Cultural (THC) e da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), as significações dos professores em formação nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química de uma universidade federal localizada na região sudeste, sobre a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Buscamos compreender como os licenciandos, participantes deste estudo, apropriam-se de questões relativas ao papel e trabalho de um professor e suas acepções sobre suas futuras ações prático-pedagógicas no que competeàs bases teóricas utilizadas. Ao nosso ver, ambas as teorias adotadas na pesquisa, constituem abordagem capaz de se aproximar da concretude do contexto escolar, de desvelar a essência de um trabalho que é dinâmico, contraditório e rico em possibilidades para o desenvolvimento humano, visto que nos permite conhecer a dinâmica do processo educativo através das inter-relações que constituem o real concreto como síntese de múltiplas determinações. Isto é, nos permite teorizar o fenômeno educativo em sua amplitude singular, pedagógica, social, cultural, histórica e política. Ademais, os referenciais adotados alinham-se sobre a mesma perspectiva de formação humana e do compromisso de transformação das relações sociais prevalentes. O materialismo histórico dialético, como base investigativa e expositiva, foi o método adotado neste trabalho. Foram aplicados de Instrumentos de Autopreenchimento, compostos de questões fechadas e abertas de forma a possibilitar que os participantes do estudo pudessem expressar suas significações sobre os conceitos, a 12 discentes dos cursos de licenciaturas participantes do estudo. Entendemos por significação, eixos de análises cuja expressão de unidade de caráter objetivo reflete de forma sistematizada o conjunto relacional dos múltiplos aspectos concatenados às propriedades inerentes da dinâmica do objeto de estudo, desvelando sua lógica interna, seu movimento intrínseco. Para participação na pesquisa foi condição que os discentes tivessem sido aprovados na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, que trata da temática, buscando assim favorecer as discussões abordadas neste trabalho. A análise consistiu em uma proposta investigativa que buscou na fundamentação dos discursos dos participantes a compreensão dos pressupostos para a prática pedagógica que os mesmos entendem a partir da THC, visando uma narrativa de superação das perspectivas dominantes. Como resultadosavaliamos que as significações acerca do desenvolvimento e da aprendizagem se pautou por um reconhecimento, social, cultural e materialista. Todavia, pautadas em termos da lógica formal, incidiu sobre uma abordagem que reitera o desenvolvimento humano como um percurso natural inserido em um dado contexto social que é tido alheio e em oposição à formação da individualidade e desarticulado de um processo histórico de formação. A acepção é dada em termos da unilateralidade, a formação é vista por meio de um interacionismo de caráter proeminentemente positivista, isto é, uma concepção associacionista, quantitativa e mecanicista do desenvolvimento humano.Ademais, oestudo local favoreceu a reflexão crítica sobre como a psicologia pode influenciar no desenvolvimento do licenciando, no embasamento de sua prática pedagógica, além de subsidiar o desenvolvimento de atividades no âmbito da universidade através das significações analisadas.
Palavras-chave
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