Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, [UFSCar Araras] XXV CIC e X CIDTI - 2018

Tamanho da fonte: 
TESTE DO AUMENTO DA BROTAÇÃO DE DA CANA-DE-AÇÚCAR UTILIZANDO ESTIMULADOR DE GERMINAÇÃO SERQUÍMICA, EM ESTUFA
Daniel Zurk Ferreira Gambini Silva, Guilherme Mendes Machado Franco Arruda, Rubismar Stolf, Patrícia Andrea Monquero, Marcos Antonio Sanches Vieira, Alisson Eduardo Mello Cirino

Última alteração: 2018-10-08

Resumo


A proibição de atividades sobre veículos em movimento inviabilizou a distribuição manual de mudas de cana-de-açúcar em sulcos de plantio. O método alternativo mais adotado é o plantio mecanizado. Contudo, o índice de brotação da cana já normalmente baixo (40 %), reduziu-se mais ainda por danos mecânicos às gemas, aumentando o consumo de mudas. A utilização de estimulantes para aumentar o índice de brotação de gemas reduziria a quantidade necessária de muda para estabelecer um canavial. O objetivo do projeto foi estudar a aplicação de estimulantes para verificar o efeito no índice de brotação e desenvolvimento inicial. Foram utilizados dois produtos, ambos estimulantes e nutricionais, classificados como “Organo mineral Classe A”, SQNT e SQNC, sendo, o último, específico para cana-de-açúcar. O ensaio foi conduzido em estufa com aplicação dos seguintes tratamentos diluídos em solução aquosa de 240 L/ha: T0 (testemunha- água), T1 (5 L/ha de SQNT) e T2 (1 L/ha de SQNT + 5 L/ha de SQNC) e T3 (2 L/ha SQNT + 10 L/ha de SQNC), aplicados em toletes de cana semente por imersão do produto estimulante. Adotou-se o delineamento em blocos ao acaso com quatro tratamentos e sete blocos.. Os toletes em número de três  plantados em caixa de 0.30 x 0.40 representando a parcela. O ensaio iniciado em xx de maio de 2018, teve duração de 90 dias, com medidas de brotação semanal e altura de planta. No final do ensaio retirou-se a parte aérea e o sistema radicular para pesagem da massa verde. Não se obteve significância estatística entre os tratamentos em relação às variáveis analisadas segundo teste F (5%).


Palavras-chave


mudança de tecnologia, excesso de gemas, estimulo, brotação

Referências


BARÃO, C.O. Avanço do plantio mecanizado. Revista Canavieiros, Sertãozinho, n. 11, 2007.

BENEDINI, M.S. Seminário CTC discute plantio mecanizado. Revista Canavieiros, Sertãozinho, ano 4, n. 40, 2009. p. 32-35

COLETI, J.T.; STUPIELLO, J.J. Plantio da cana-de-açúcar. In: SEGATO, S. V. et al (Org.). Atualização em produção de cana-de-açúcar. Piracicaba: CP 2, 2006. p. 138-153.

CEBIM, G.J. Plantio mecanizado de cana-de-açúcar. 2008. Dissertação (Mestrado em Máquinas Agrícolas) – Escola Superior Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo. Piracicaba, 2008.

GARCIA, M.A.L. Avaliação de um sistema de plantio mecanizado de cana-de-açúcar. 2008. Dissertação (Mestrado em Máquinas Agrícolas) – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2008.

JANINI, D.A.; RIPOLI, T.C.C.; CEBIN, G. Análise operacional e econômica do sistema de plantio mecanizado de cana-de-açúcar (Saccharum spp.). STAB. Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil, v. 26, p. 51-57, 2008.

RIPOLI, T.C.C.; RIPOLI, M.L.C.; CASAGRANDI, D.V.; IDE, B.Y. Plantio de cana-de-açúcar: Estado da arte. 1a.. ed. Piracicaba: edição dos autores, 2006. v. 1. 216 p.

RIPOLI, T.C.C.; TORREZAN, H.F. Plantio mecanizado do canavial. In: SEGATO. S.V.; FERNANDES, C.; PINTO, A.S. (Org.). Expansão e renovação do canavial. 1 ed. Ribeirão Preto: CP2, 2007, v. 1, p. 257-280.

SERAFIM, L.G.F.; STOLF, R.; SILVA, J. R.; SILVA, L. C. F.; MANIERO, M. A.; BASSINELLO, A.I. Influência do plantio mecanizado no índice de brotação da cana-de-açúcar. STAB (Piracicaba), v. 31, p. 22-25, 2013.

STOLF, R.; FERNANDES, J.; FURLANI NETO, V. L. Influência do plantio mecanizado no índice de germinação da cana-de-açúcar. In: CONGRESSO NACIONAL DA STAB, 2., 1981, Rio de Janeiro. Anais...v.3/4, p.443-56. Disp. em http://www.cca.ufscar.br/~rubismar/