Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, [UFSCar São Carlos] XXV CIC e X CIDTI - 2018

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Distanciamentos e aproximações nas propostas de filosofia, infância e criança em Walter Kohan e Matthew Lipman
Geovana Cristina Pereira de Freitas, Maria Walburga dos Santos

Última alteração: 2018-11-01

Resumo


O presente estudo teve por objetivo analisar, diferenciando as propostas da prática de filosofia com crianças entre as perspectivas dos professores e teóricos Walter Omar Kohan e Matthew Lipman identificando suas principais aproximações e distanciamentos em relação à Filosofia e às crianças. Optou-se pelo levantamento bibliográfico de suas respectivas obras a fim de investigar os fundamentos propostos pelas possíveis leituras de trabalho com filosofia, já que Kohan apresenta a Filosofia com crianças, enquanto Lipman a filosofia para crianças. Entre as obras selecionadas para estudo, no caso do acervo de Walter Kohan, destacamos:Que és filosofia para niños? Ideas y propuestas para pensar la educación.” (Oficina de publicaciones del CBC. Universidad de Buenos Aires, 1997); “A infância da educação: o conceito devir-criança” (In: Lugares da Infância. Rio de Janeiro: DP&A, 2004); “Visões de filosofia: infância.” (Alea vol.17 nº .2. Rio de Janeiro July/Dec. 2015). Da produção de Matthew Lipman, analisamos “O pensar na educação” (Petrópolis: Vozes, 2008), além de suas obras disponibilizadas em língua portuguesa e que apresentam e discutem filosofia para crianças e adolescentes (“Rebeca”, “Issao e Guga”, “Elfie”, “Luisa”, “Pimpa”, “Mark”, “Pixie” dentre outros). Embora pareçam semelhantes, observamos ao decorrer do presente trabalho profundas diferenças, que vão desde a proposta metodológica (e falta dela) às bases teóricas. De acordo com a análise das contribuições destes autores, pôde-se concluir que uma proposta aponta para uma filosofia metodologicamente construída, porém com fragilidades ideológicas, como a proposta de um ensino filosófico e ao mesmo tempo pretensamente neutro que é o caso da Filosofia para Crianças. De outro, conclui-se, com a filosofia com crianças, uma possibilidade para um olhar onde a filosofia se apresente na relação com crianças de maneira atravessar as experiências, assemelhando a própria filosofia à infância de modo a aproximar estas experiências respeitando seu presente e suas particularidades, considerando as infâncias como também produtora de filosofias. Afirma-se, no entanto, a defesa da presença de estudos com a temática filosofia e infância bem como a necessidade de maior conhecimento do campo, suas obras e seus autores e autoras nos cursos de formação pedagógica e nas práticas de educação continuada, ampliando espaço da área de Filosofia para além dos clássicos, restringindo-a ao campo dos fundamentos, mas tendo em vista o trabalho efetivo com crianças, estudantes em geral, professoras e professores.

 


Palavras-chave


infâncias; filosofia e educação; filosofia e crianças

Referências


KOHAN, Walter Omar. Que és filosofia para niños? Ideas y propuestas para pensar la educación. Oficina de publicaciones del CBC. Universidad de Buenos Aires, 1997

___________.  A infância da educação: o conceito devir-criança.In: Lugares da Infância.Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

___________. Visões de filosofia: infância. Alea vol.17 no.2 Rio de Janeiro July/Dec. 2015. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2015000200216&lang=pt>.

SOUZA,Tânia Silva. O ensino de Filosofia para crianças na perspectiva de Matthew Lipman . Vol. 6, nº 2,  2013. Disponível em: <https://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/FILOGENESE/taniasouza.pdf>