Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, [UFSCar São Carlos] XXV CIC e X CIDTI - 2018

Tamanho da fonte: 
A pessoa com surdocegueira no mercado de trabalho: revisão bibliográfica
Kananda Fernanda Montes, Luiza Laroza Selarim, Maria Rita Alves de Lucena, Vanessa Cristina Paulino, Maria da Piedade Resende da Costa

Última alteração: 2018-10-26

Resumo


O presente trabalho corresponde a uma atividade da disciplina Múltiplas Deficiências e Surdocegueira do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos, e teve como problemática a falta de oportunidades no que se refere à inserção das pessoas surdocegas no mercado de trabalho. Os objetivos do trabalho foram a) narrar as fases que o universo do trabalho da pessoa surdocega passou ao longo da história e b) identificar os maiores desafios enfrentados pelos surdocegos no processo de inserção no mercado de trabalho. O trabalho, de caráter descritivo e bibliográfico pautou-se na análise de informações de artigos e livros encontrados em plataformas da área, como o Scielo, com o uso das palavras-chave surdocegueira, mercado de trabalho, Lei de Cotas. Como resultados, pode-se analisar o histórico pelo qual a pessoa surdocega passou até conquistar e garantir seus direitos, por lei, no que se refere à sua inserção no mercado de trabalho. Conferiu-se ainda o quanto essas pessoas são julgadas e subestimadas por conta de sua deficiência, mas também o quanto são capazes de exercerem os mesmo cargos das pessoas sem deficiência. Ao fim da pesquisa nossos objetivos foram alcançados e os resultados revelaram que, embora tenha havido grandes avanços referentes à inserção das pessoas com surdocegueira no mercado de trabalho, as ideologias acerca das pessoas com surdocegueira ainda têm profundo impacto para sua inserção no mercado de trabalho. Verificou-se também que as pessoas surdocegas tem limitada participação nos locais de trabalho, devido ao fato de, na maioria das vezes, lhes serem oferecidos cargos inferiores. Com esses resultados pode-se dizer que é de suma urgência que a concepção dos empregadores a respeito das pessoas surdocegas seja modificada, focando nas qualidades e capacidades dessas pessoas, oferecendo-lhes cargos condizentes ao que são capazes de exercer.


Palavras-chave


Surdocegueira; Lei de Cotas; Mercado de Trabalho

Referências


QUILES, R. E. S.; COSTA, M. da P. R. da.. A pessoa com surdocegueira no mercado de trabalho: contradições,embates, desafios e perspectivas. In: COSTA, M. da P. R. da.. A pessoa com deficiência no mercado de trabalho.São Carlos: Pedro & João Editores, 2012. p. 149-172.

VIEIRA, C. E. T.; LEÃO, M. A. B. G. O idoso com deficiência visual e o trabalho: aspectos de risco e proteção.Revista Benjamin Constant, Rio de Janeiro, v. 1, n. 60, p. 93-109, jan/jun. 2017. Disponível em:<http://www.ibc.gov.br/images/conteudo/revistas/benjamin_constant/2018/BC60_1_publi__a-27.07.pdf>. Acessoem: set. 2018.