Última alteração: 2018-10-18
Resumo
O entendimento do processo de modificação da cobertura do solo, se faz necessário para fins de planejamento de políticas públicas, visando o equilíbrio entre desenvolvimento e manutenção do patrimônio ambiental. Com esta finalidade, o diagnóstico espaço-temporal permite acompanhar a evolução dos padrões de organização do espaço, possibilitando a compreensão das consequências de impactos ambientais gerados pelo uso inadequado do solo, permitindo inclusive a tomada de ações que revertam esses processos. De forma a realizar o diagnóstico, as técnicas de geoprocessamento representam um conjunto de ferramentas importantes e eficazes por oferecerem agilidade no processamento da análise espacial, o que viabiliza a compreensão da ocupação do solo ao longo dos anos. Diante disto, o principal objetivo deste projeto foi realizar uma avaliação espaço-temporal do uso e cobertura do solo, com o propósito de entender o processo de urbanização e fragmentação da área florestada no entorno da UFSCar, campus Sorocaba. E, desta forma, produzir um diagnóstico do uso e cobertura do solo nos anos de 2005 e 2015, quantificando e comparando as alterações na paisagem no decorrer deste período. Entre os anos de 2005 a 2015, houve um aumento nas áreas correspondentes a classe de floresta nativa, cultura agrícola, mineração, floresta plantada e área urbana. Já nas classes de ocupação pastagem e solo exposto, ocorreram reduções em suas áreas, sendo que a classe de pastagem apresentou a redução mais expressiva. Assim, é possível concluir que existe um processo de modificação do uso e cobertura do solo na região, com uma tendência de substituição de áreas de pastagem e solo exposto por áreas de cultivos agrícolas, florestas plantadas, e também pela expansão urbana. Ainda, é viável concluir que as técnicas de geoprocessamento são uma ferramenta eficaz para realizar a avaliação espaço-temporal de uma paisagem, e assim, fornecer um diagnóstico que funcione como subsídio às ações de planejamento ambiental e social da área de estudo.