Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
Proposição de um método para avaliação da qualidade da sinalização horizontal de vias urbanas
Renato Granero, Fernando Hideki Hirosue

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


O projeto proposto se baseou na criação do Índice de Qualidade da Sinalização Horizontal (IQSH) e na aplicação deste instrumento em uma região previamente determinada, sendo esta uma área do campus São Carlos da UFSCar. A premissa para a elaboração de um índice de qualidade na área de transportes é de seguir determinados modelos já existentes. Aqui foram usados como base o Índice de Qualidade das Calçadas e o Índice de Qualidade de Pontos de Ônibus. O intuito é que o indicador de qualidade aqui elaborado não destoe destes já existentes e avalie um dos principais elementos da via urbana: a sinalização horizontal. Compreende-se por sinalização horizontal qualquer subsistema da sinalização viária composta de marcas, símbolos e legendas, apostos sobre o pavimento da pista de rolamento (CONTRAN, 2007). A função da sinalização horizontal é organizar o fluxo de veículos e pedestres, controlando e orientando os deslocamentos e, assim, complementando os outros tipos de sinalização (FERRAZ et al., 2010). A vantagem da sinalização horizontal é apresentar, em comparação com os outros tipos de sinalização, maior visibilidade, pois se localiza no centro do campo visual do condutor. Também é relevante o fato de transmitir mensagens sem desviar a atenção do motorista na pista (FERRAZ et al., 2010). Além disso, para a elaboração do IQSH, se fez necessária a criação de dois formulários eletrônicos que, através de seus resultados, possibilitaram a determinação dos elementos a serem estudados, bem como seus coeficientes ponderadores. Já com o Índice de Qualidade da Sinalização Horizontal elaborado, aplicou-se tal instrumento em parte do campus São Carlos da UFSCar. Tal implementação não só comprovou a eficiência do mesmo, como também possibilitou uma análise profunda e rica em detalhes de uma região vastamente utilizada por motoristas, ciclistas e pedestres. O principal resultado encontrado foi que o nível de qualidade da sinalização horizontal da área em estudo se revela de regular a ruim, podendo ser prejudicial para a perfeita eficiência dos dispositivos de controle apostos na pista de rolamento. Com a análise, foi possível não apenas determinar os locais que merecem maior atenção e aprimorar a sinalização horizontal presente, como também apontar o possível serviço de reparo e manutenção (ou até mesmo troca do elemento), realçando ainda mais o principal objetivo desta pesquisa: a segurança no trânsito.

Palavras-chave


Sinalização Horizontal; Qualidade; Nível de Serviço

Referências


CONTRAN. Conselho Nacional de Trânsito. Sinalização horizontal / Contran-Denatran. 1ª edição, Brasília: Contran, 2007. 130 p.

FERRAZ, A.C.P.; RAIA JUNIOR, A.A.; BEZERRA, B.S.; BASTOS; J.T.; SILVA, K.C.R. Segurança Viária. 2ª ed. São Carlos: Suprema Gráfica e Editora, 2010. 322 p.