Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
LITERATURA DIGITAL BRASILEIRA: CARTOGRAFIA DA PRODUÇÃO CRÍTICA
Gabriela Goulart Gritti, Rejane Cristina Rocha

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


INTRODUÇÃO

A presente pesquisa configurou-se sob o intuito de realizar um mapeamento e análise da produção crítica que discute a respeito de obras literárias digitais brasileiras. A importância desse projeto dá-se devido a emergência de estudos no cenário brasileiro a respeito da literatura digital, na qual ainda não estão perfeitamente delineados os seus autores e metalinguagem teórica. O mapeamento da produção teórico crítica vai de encontro com as preocupações expressas por Manovich (2005) sobre a necessidade de se construir uma “teoría del presente”, voltada para as reflexões dos objetos culturais que surgem devido à emergência dos novos meios. Além disso, este trabalho e as obras que serviram de substrato para mapear os artigos e ensaios, inserem-se nas atividades referentes ao projeto CNPq (405609/2018-3) “Repositório da Literatura Digital Brasileira”.

OBJETIVO

Esta pesquisa teve como objetivo principal mapear e analisar a produção crítica de textos (artigos e ensaios publicados em periódicos nacionais e de autoria de pesquisadores brasileiros) que discutem a respeito de obras literárias digitais brasileiras. Desse modo, esperava-se que por meio desse estudo fosse possível reconhecer as principais discussões realizadas pela crítica teórica, linhas de abordagem e fomentar as discussões voltadas para a literatura digital brasileira.

METODOLOGIA

Os artigos e ensaios foram encontrados por meio de buscas feitas a partir do título e nome dos autores das obras digitais mapeadas pelo projeto CNPq (405609/2018-3) “Repositório da Literatura Digital Brasileira” na plataforma Google Acadêmico, e nas bibliotecas eletrônicas que abrangem coleções de periódicos científicos: Scielo e Academia.edu.

Em seguida, durante o processo de leitura dessa crítica, realizou-se o levantamento de dados e informações que foram organizados através do preenchimento de fichas produzidas na plataforma Google Forms. Fichas estas que permitiram o armazenamento de informações no editor de planilhas Excel, e proporcionaram a construção de gráficos e tabelas que geraram reflexões e análises de grande relevância para estudos em literatura digital brasileira.

RESULTADOS

Como resultado desta pesquisa foram mapeados 22 artigos e ensaios que discutem acerca de 34 obras digitais. Por meio da leitura e análise desses textos, foi possível realizar o levantamento de informações relevantes tais quais os conceitos e terminologias recorrentemente mobilizados nesses textos, o levantamento de autores mais citados nas referências bibliográficas que realizam discussões pertinentes acerca da literatura e novas mídias, bem como a identificação das obras recorrentemente tratadas nos artigos e ensaios lidos (“Ciberpoemas”, dos autores Ana Cláudia Gruszynski e Sérgio Caparelli, “Poema Bomba”, de Augusto de Campos e “Minicontos coloridos”, de Marcelo Spalding).

 

CONCLUSÃO

As reflexões levantadas por meio desta pesquisa, tornaram possível conhecer melhor o campo, ainda emergente, da literatura digital brasileira e identificar dados relevantes acerca dessa literatura no cenário brasileiro. Além disso, tal estudo serviu de substrato para outra pesquisa de iniciação científica, acerca da construção de uma Rede conceitual da literatura digital brasileira que promova uma reflexão a respeito da gênese teórica e do percurso crítico de terminologias que a crítica literária tem utilizado para descrever e analisar a emergente produção literária digital brasileira.

Palavras-chave


Literatura Digital; Cartografia; Crítica

Referências


ATLAS da Literatura Digital Brasileira. Disponível em: http://www.atlasldigital.ufscar.br/. Acesso em: 05 jun. 2020.

MANOVICH, Lev. El lenguaje de los nuevos medios de comunicación. Barcelona: Paidós, 2005.

___. Repositório da Literatura Digital Brasileira. Projeto de Pesquisa 2019-2022. CNPq/UFSCar.