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Implementação da BNCC no currículo: Percepções de professores de língua inglesa da rede pública
Pedro Marçal de Lorena, Rita de Cassia Barbirato

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


A presente pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada no contexto de ensino público no interior do estado de São Paulo. Por meio da pesquisa buscamos compreender como professores da área de língua inglesa, atuantes em escolas públicas estão lidando com o processo de implementação dos princípios da BNCC em seus currículos, bem como investigar as percepções desses professores sobre possíveis impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para suas práticas de sala de aula. A BNCC, aprovada e homologada pelo Ministério da Educação (MEC) em meados de dezembro de 2017, define os direitos de aprendizagens a todos os alunos do Brasil, assim, os currículos de todas as redes de ensino (Ensino Básico ao ensino Fundamental) devem ter a BNCC como referencial. Na fundamentação teórica deste estudo, abordamos, primeiramente, de forma breve, a história do ensino de línguas no Brasil e as políticas públicas de ensino de línguas no país, logo após, realizamos uma discussão sobre a última versão da Base e, por fim, discutimos o papel do professor nesse trabalho de implementação da base no currículo e na prática de sala de aula. Para tanto, baseamo-nos em autores como Vidotti (2013), Leffa (1999), Marchelli (2017), Yoshida (2018) entre outros. Para participar da pesquisa foram convidados três professores da área de língua inglesa que lecionam em escola pública e um coordenador pedagógico da área de línguas, também atuante em escola pública. Os seguintes instrumentos de pesquisa foram utilizados: questionário e entrevista. Os dados coletados foram transcritos, categorizados e triangulados. Tendo em vista que o tema abordado é recente, esperamos que a pesquisa possa trazer mais esclarecimentos sobre o processo de implementação da BNCC e possa abrir possibilidades para outras futuras pesquisas a serem desenvolvidas.



Palavras-chave


Ensino e aprendizagem de línguas; Políticas públicas de ensino; Formação inicial e continuada de professores de línguas.

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