Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
Oportunidades comunicativas e modelagem como estratégias de ensino para formação de parceiros de comunicação: uma revisão da literatura
Bianca Costa Borges, Gerusa Ferreira Lourenço

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


Introdução: No processo de implementação e utilização de sistemas de Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA), os parceiros de comunicação desempenham um papel fundamental. Algumas de suas funções são a interpretação do que o usuário de CAA deseja comunicar e a mediação de suas formas de expressão, de maneira que a comunicação seja de fato efetiva. Por estes e outros fatores, a formação de parceiros de comunicação é tão importante e necessária. A literatura afirma que fornecer oportunidades comunicativas aos usuários de CAA, é uma das peças-chave para abrir caminhos para que eles possam se comunicar e serem compreendidos, demonstrando suas capacidades. Uma das ações primordiais na introdução dos recursos é o oferecimento de oportunidades para que o usuário possa se comunicar, e uma das estratégias que podem ser utilizadas para este fim é a modelagem, ou seja, o fornecimento de modelos de como utilizar os recursos de CAA. Objetivo: No contexto de uma revisão da literatura maior, o objetivo deste trabalho é investigar quais estratégias e técnicas de CAA tem sido empregadas nas formações dos parceiros de comunicação em contexto escolar, de usuários de CAA. Metodologia: Caracterizando-se como um estudo de revisão da literatura, foram feitas buscas avançadas no Portal de Periódicos da CAPES e no SciELO, no período entre abril e junho de 2020, utilizando-se descritores de interesse em português e inglês. A amostra final da revisão foi de 22 artigos, dos quais em 13 há menção do uso de modelagem enquanto estratégia de ensino na formação teórica e/ou prática (implementação dos sistemas de CAA) dos parceiros de comunicação. Resultados: os resultados dos 13 artigos apontam para aumentos na oferta de oportunidades de comunicação pelos parceiros de comunicação que participaram das formações, e ampliação nos turnos comunicativos (sequência de emissões em uma interação e transição entre papeis de receptor e emissor) dos usuários de CAA. Além disso, as pesquisas relatam um impacto positivo na comunicação em geral dos usuários, destacando ampliação do uso dos seus dispositivos de CAA, diminuição da necessidade de apoio na utilização e maior interação social destes com seus pares e educadores. Houve também ganhos específicos no uso da estratégia de modelagem em alguns estudos, com o desenvolvimento de habilidades de outras estratégias e técnicas ensinadas aos usuários. Ainda, os resultados indicam como alguns dos benefícios da modelagem, o impacto positivo nas habilidades de domínio da linguagem pela amplificação do vocabulário-alvo trabalhado com os usuários, além do aumento da frequência de uso de frases simbólicas inseridas em contextos específicos. Conclusão: esta pesquisa explorou quais as estratégias e técnicas utilizadas em programas de formação de CAA para parceiros de comunicação em contexto escolar, de modo a identificar o que tem sido efetivo e pode ser replicado em treinamentos futuros. A amostra evidenciou a oferta de oportunidades comunicativas e a modelagem como recursos bem-sucedidos na capacitação de interlocutores e na maximização da comunicação dos usuários de CAA como consequência.


Palavras-chave


Comunicação alternativa, modelagem, revisão de literatura