Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
Práticas Integrativas realizadas por terapeutas ocupacionais na atenção básica e na saúde mental no município de São Carlos
Julia Caltabiano Porto, Paula Giovana Furlan

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


As práticas integrativas referem-se ao conjunto de conhecimentos, práticas e técnicas baseadas em teorias e experiências tradicionais de diferentes culturas, para manutenção da saúde, prevenção, diagnóstico, melhora ou tratamento de doenças e para autonomia dos sujeitos. No desenvolvimento de políticas e programas na área da saúde, o mundo vem implementando as práticas integrativas na busca por estratégias e tecnologias menos invasivas, vitalistas e que promovam a integralidade do cuidado, desempenhando função importante na atenção primária à saúde e na saúde mental. A terapia ocupacional já utiliza de práticas integrativas desde suas origens profissionais. Este estudo objetivou conhecer, caracterizar e sistematizar as experiências com práticas integrativas desenvolvidas atualmente por profissionais terapeutas ocupacionais da Atenção Básica em Saúde e da Saúde Mental do Município de São Carlos (SP) em seus cotidianos de trabalho. Pesquisa de caráter qualitativo, com uso da metodologia de sistematização de experiências, com análise por triangulação de dados, prevendo a construção de narrativas por terapeutas ocupacionais e observação participante. Em decorrência da epidemia SARS-CoV-2, a observação participante foi substituída por revisão sistemática de bibliografia das práticas: Reiki, Auriculoterapia, Yoga e Shantala. Nos resultados, evidencia-se os benefícios observados e mensurados com a utilização das PICs, mostrando-se uma potente abordagem e tecnologia para os terapeutas ocupacionais, contribuindo para o exercício da autonomia, aumento do poder contratual dos indivíduos, participação social e qualidade de vida.

Palavras-chave


Terapias Complementares; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Terapia Ocupacional; Saúde Mental; Atenção Primária em Saúde.