Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
Maquete dinâmica como ferramenta de ensino sobre o ciclo da água urbano
Letícia Kamimura Almeida, Luana Lume Yoshida, Marcela Bianchessi Cunha-Santino

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


A água é indispensável para a sobrevivência de todos os organismos, sendo esse recurso impactado por diversas atividades antrópicas causadas, muitas vezes, pela falta de consciência ambiental (DE MATTOS, 2009). Nesse contexto, a Educação Ambiental busca promover a compreensão da realidade com uma visão integrada do meio (FERREIRA & AOKI, 2016), sendo um instrumento que auxilia na formação de cidadãos ambientalmente responsáveis (DE MATTOS, 2009). O estudo das águas, mais especificamente do ciclo hidrológico, permite que os alunos percebam a importância de se preservar o ambiente, o que impacta suas ações cotidianas (FERREIRA & AOKI, 2016). O presente trabalho teve como objetivo confeccionar um recurso didático com material reciclado para ser utilizado no ensino de Ciências como ferramenta didática. A elaboração desse material faz parte do projeto intitulado Água, Pesquisa e Extensão (Projeto AGUApe). O recurso escolhido foi uma maquete dinâmica, logo que ela possui como principal característica representar a realidade e possibilitar interação com o aluno (FERNANDES et al., 2018). Para realizar a confecção da maquete foram utilizados: caixa de chá; caixa de leite; caixa de sapato; caneta; cartolina; cola quente; EVA; fita adesiva; garrafa PET; palito de sorvete; papel crepom; pedras; tesoura; e terra. Foram elaborados os seguintes elementos para compor a maquete: árvores, um prédio, a estrutura que simboliza o lençol freático, a área não impermeabilizada e a área impermeabilizada. Ao utilizar a maquete, o aluno perceberá duas áreas: (i) impermeabilizada: a de asfalto e calçada e (ii) natural: a com árvores e mato; deste modo, ao adicionar água na área com plantas, esta será filtrada pelo solo, percolará pelo lençol freático e poderá se conectar a uma nascente (mostrando o caminho das águas subterrâneas) ou uma lagoa ou rio (indicando a rota das águas superficiais). Porém, o aluno será capaz de visualizar que esse processo não acontecerá nas áreas asfaltadas e calçadas. A maquete representa um recurso didático dinâmico para ilustrar a mudança do ciclo hidrológico em função da impermeabilização do solo causada pela urbanização. Assim, com a utilização da maquete nas aulas que contemplam a temática da água, os discentes serão sensibilizados com o tema água e poderá contribuir hoje e futuramente na proteção desse recurso natural indispensável à vida na Terra.


Palavras-chave


ciclo hidrológico, material didático, urbanização

Referências


DE MATTOS, T. H. F. A Educação Ambiental e o Uso Racional da Água na 5ª Série do Ensino Fundamental no Colégio Pedro II em Santo Ângelo - RS. 2009. Monografia de Especialização (Pós Graduação em Educação Ambiental) - Universidade Federal de Santa Maria, Panambi, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/3016/Mattos_Flavia_Hitomi_Takei_de.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 19 nov. 2021.

 

FERNANDES, G. T.; ARAUJO, O. G. B.; SOUSA, M. D.; GOMES, Q. T.; DA CRUZ, B. L. M. A Construção de Maquetes como Recurso Didático no Ensino de Geografia. Revista Equador, Piauí, v. 7, ed. 2, p. 96-109, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7742/4904. Acesso em: 18 jan. 2021.

 

FERREIRA, M. A.; AOKI, S. Y. Educação ambiental e a problemática do uso da água: conhecer para cuidar. Caderno Pde, São Paulo, p.2-32, 2016.