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Literatura Digital além do código: a produção literária em Redes Sociais
João Pedro Oliveira, Rejane Cristina Rocha

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


INTRODUÇÃO

A emergência e a popularização das mídias digitais têm colocado questões complexas aos estudiosos da literatura. Para além de se apresentar como um novo espaço de publicação e circulação de objetos literários e de autores que usam as diversas plataformas digitais para publicar seus textos contornando as complexas redes de mediação do mercado editorial - sem falar nas questões econômicas -, as mídias digitais também têm possibilitado aos autores a experimentação com uma nova linguagem, a dos códigos informáticos, que está interferindo, em maior ou menor grau, a depender de muitos fatores, na configuração formal/estrutural/poética de obras específicas, de gêneros literários já conhecidos, além de, em alguns casos, possibilitar a elaboração de novas estruturas literárias.

OBJETIVO

O objetivo principal deste projeto de Iniciação Científica é mapear, indexar e analisar obras literárias que se constroem por meio da experimentação com as mídias digitais, sobretudo as plataformas conhecidas como redes sociais mais populares no Brasil (Facebook, Twitter, Instagram).

METODOLOGIA

O desenvolvimento da pesquisa se dá por meio de Revisão bibliográfica sobre as definições de literatura digital; sobre a história e o desenho técnico-informacional das redes sociais; sobre arquivamento e disponibilização da arte e da literatura no contexto das mídias digitais.

RESULTADOS

Nesta fase inicial da pesquisa, tem-se como resultado a discussão acerca do termo “rede social”, tendo em vista a necessidade de compreendermos as plataformas nas quais a literatura digital está para compreendê-la. Recuero (2009) afirma que a terminologia tem sua origem nas ciências sociais, antes do surgimento do que é compreendido atualmente, no contexto tecnológico e diante da internet, como rede social. Outros autores buscam compreender as redes sociais, e, com o tempo e o avanço do alcance das redes, o termo ganha complexidade.

Kent (2010) aborda as redes sociais com menos complexidade, devido, claramente, à falta de alcance e influência desses sites em seu contexto e tempo. Carr e Hayes (2015) já trazem uma visão mais crítica e profunda sobre as redes sociais como instrumentos poderosos e influenciadores das percepções e das massas. D’Andréa (2020), partindo de diversos outros autores, apresenta o termo “plataforma” como alternativa a “redes sociais”, a fim de abarcar de forma mais eficaz todo os poderes econômico, social e político exercidos pelas “plataformas” de redes sociais.

CONCLUSÕES

Espera-se, ao fim da pesquisa, mapeamento, indexação e análise das obras literárias digitais que experimentam com as plataformas de redes sociais. E, ainda, permitir uma discussão mais aprofundada sobre as novas estéticas e poéticas que vêm sendo permitidas a partir de interfaces de plataformas como Facebook, Twitter e Instagram, cada qual com suas peculiaridades e possibilidades.

Compreender o funcionamento destas “redes sociais” e as discussões que surgem ao redor dessas plataformas nos permitirá perceber as potencialidades das quais a literatura digital se utiliza quando inserida no contexto dessas mídias, cada vez mais presentes e influentes na sociedade. Potencialidades - ou possibilidades - estas que garantem a ocorrência da literatura digital nestas plataformas, mas, também, acompanham as impossibilidades, que limitam, de certa forma, a literatura nesse contexto de cibercultura.


Palavras-chave


literatura digital; redes sociais; mapeamento

Referências


CARR, C. T.; HAYES, R. A. Social Media: Defining, Developing, and Divining. Atlantic Journal of Communication, v. 23, n. 1, p. 46–65, jan. 2015.


D’ANDRÉA, C. Pesquisando plataformas online : conceitos e métodos. Salvador: EDUFBA, 2020.


KENT, M. L. Directions in Social Media for Professionals and Scholars. In: HEATH, R. L. (Ed.). . The SAGE handbook of public relations. [s.l: s.n.].


RECUERO, R. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.