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Turismo Literário: caracterização e cenário brasileiro
Monica Filomena Caron, Maria Cecilia Vadenal Ferreira Pires

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


O Turismo Literário é a vertente na qual os turistas apresentam motivação baseada na história de algum livro ou no interesse por um evento. Como parte do Turismo Cultural, também estimula o consumo de produtos culturais durante uma viagem e incentiva maiores investimentos públicos na cultura de um país.

Dessa maneira, os principais objetivos dessa pesquisa são avaliar as características dessa vertente turística e explorar a possibilidade de uma implementação no Brasil. Para análise no contexto nacional, realizamos um estudo de caso em Monteiro Lobato (SP). Localizada no Vale do Paraíba, a cidade explora o Turismo Literário e as obras do autor Monteiro Lobato por meio do Festival de Literatura Infantil Monteiro Lobato e de políticas públicas em escolas municipais e na biblioteca municipal.

Como recurso metodológico, propomos uma análise de documentos municipais e a realização de um estudo de caso em Monteiro Lobato, bem como leitura de referências sobre o Turismo Literário e sobre educação literária e literatura no Brasil. Todavia, o evento literário de 2020 foi cancelado devido à pandemia mundial de Covid-19, e ainda não há data para sua realização em 2021, seja virtual ou presencialmente. Portanto, seguimos nossa pesquisa com estudos baseados na análise de artigos, referências e documentos sobre o tema e registros das edições passadas desse evento literário.

Como resultados parciais, destacamos que o Turismo Literário apresenta-se como boa alternativa ao tradicional Turismo de Sol e Praia ou até mesmo do Ecoturismo. Assim, a indústria turística brasileira pode explorar o potencial turístico dos destinos durante todo o ano e minimizar uma problemática do mercado turístico nacional, a sazonalidade. Além disso, sua forma de promoção orgânica distancia em partes o turista das agências de turismo, já que o próprio turista demonstra interesse no destino durante sua leitura sem grandes influências de campanhas de marketing. O contexto atual de pandemia também demonstra benefícios para o Turismo Literário, visto que a maior procura por livros nesse período gera demanda em potencial pós-pandemia, pois diversas obras incentivam a visita de destinos pelo mundo.

Contudo, essa vertente apresenta diversas barreiras no território brasileiro. Entre as dificuldades está a precariedade do ensino de leitura e literatura no Brasil, como exposto por Ferreira e Dias (2002), de modo que os alunos não são incentivados a se tornarem “sujeitos-leitores”, mas ensinados apenas a decodificar textos e livros sem vínculos emocionais. Além disso, de acordo com Machado (2010), há uma carência nas políticas públicas relacionadas ao acesso a livros no Brasil, a qual produz um escasso e falho sistema de bibliotecas públicas.

Apesar dessas barreiras, o Turismo Cultural demonstra-se como uma maneira de diversificação turística, além da capacidade de fomentar o interesse de crianças e jovens pela literatura e cultura no país. Ademais, seu desenvolvimento também é uma maneira assertiva de difundir a cultura local, como discorre De Carvalho (2009): “facilita comunicação intercultural entre o visitante e o visitado”. Por fim, esse novo olhar sob a literatura brasileira, pautado pela demanda turística, pode influenciar positivamente em investimentos públicos na Cultura Nacional.


Palavras-chave


turismo literário

Referências


Referências utilizadas no resumo:

DE CARVALHO, Inês Cláudia Rijo. Turismo literário e redes de negócios: passear em Sintra com os Maias. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2009. p.1-36

FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde; DIAS, Maria da Graça Bompastor Borges. A escola e o ensino da leitura. Psicologia em Estudo, v. 7, n. 1, p. 39-49, 2002.

MACHADO, Elisa Campos. Análise de políticas públicas para bibliotecas no Brasil. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 1, n. 1, p. 94-111, 2010.

 

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