Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
Proposição de um método para avaliação da qualidade da sinalização vertical de vias urbanas
Pedro Barbosa de Oliveira, Fernando Hideki Hirosue

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


Este trabalho busca criar um índice de qualidade que avalie as condições de uma parte da sinalização brasileira, a sinalização vertical, e aplicá-lo em uma área do campus São Carlos da UFSCar uma vez que esteja desenvolvido. Desta forma, é possível identificar o estado da sinalização local, fornecendo informações sobre os sinais que estão bem conservados, em situação aceitável e aqueles que se encontram em condições precárias, necessitando de manutenção ou eventuais trocas. A fim de atingir estes objetivos, dois índices de qualidade já existentes foram utilizados como modelo: o Índice de Qualidade das Calçadas (IQC) e o Índice de Qualidade de Pontos de Ônibus (IQPO). Tais trabalhos foram utilizados como referência a fim de se manter um mesmo padrão metodológico, uma vez que ambos são instrumentos eficazes e atingem seus objetivos com dados claros e de fácil compreensão. Houve, ainda, a necessidade de elaborar dois formulários eletrônicos durante o desenvolvimento do Índice de Qualidade da Sinalização Vertical (IQSV). Assim, foi possível definir os itens a serem estudados e estabelecer seus coeficientes ponderadores, calculados através de equações desenvolvidas ao longo do projeto. Uma vez desenvolvido, o Índice de Qualidade da Sinalização Vertical foi aplicado em uma área do campus São Carlos da UFSCar, o que tornou possível identificar as condições em que sua sinalização vertical se encontra. Finalmente, com a análise dos resultados, é possível definir os pontos em que há a necessidade de realizar reparos ou eventuais trocas dos sinais presentes nas vias, bem como identificar os locais onde deve haver a sinalização vertical, mas ela é inexistente, de modo a garantir a segurança de seus usuários, possibilitando um deslocamento ordenado e com qualidade.

Palavras-chave


Qualidade. Sinalização Vertical. Nível de Serviço.

Referências


CONTRAN. CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO. Sinalização vertical de advertência / Contran-Denatran. 1ª edição, Brasília: CONTRAN, 2007a.

CONTRAN. CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO. Sinalização vertical de indicação / Contran-Denatran. 1ª edição, Brasília: CONTRAN, 2014.

CONTRAN. CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO. Sinalização vertical de regulamentação / Contran-Denatran. 2ª edição, Brasília: CONTRAN, 2007b.

FERREIRA, M.A.G.; SANCHES, S.P. Índice de qualidade das calçadas – IQC. Revista dos Transportes Públicos. ANTP, São Paulo, v. 91. p 47-60. 2001.

OLIVEIRA, M.H.B.C.C.; LANÇA, J.F.; BEZERRA, B.S. Proposição de um método para avaliação da qualidade dos pontos de parada do transporte coletivo urbano por ônibus sob a ótica do usuário. Revista dos Transportes Públicos. ANTP, São Paulo, v. 141. p 81-96. 2015.