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O uso da dramatização para prevenção do bullying: uma scoping review
Laisa Roseno Santos, Diene Monique Carlos

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


Introdução: O bullying escolar, considerado problema de saúde pública, afeta a qualidade da escolarização e o desenvolvimento psicossocial saudável de crianças e adolescentes. A literatura indica que as intervenções efetivas são aquelas que conscientizem os estudantes sobre a natureza prejudicial da violência. Objetivo: examinar e mapear as evidências científicas sobre uso da dramatização para intervenções frente ao bullying vivenciado por crianças e adolescentes. Metodologia: Para tal objetivo, foi realizada uma scoping review, que busca mapear uma ampla gama de evidência disponível, e identificar aspectos relevantes, desenvolver conhecimento e registrar possíveis lacunas para contribuir no avanço do cuidado em saúde baseado em evidências. Foram buscados artigos científicos e documentos nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); The Cochrane Library, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL); e Psychological Information Database (PsycINFO). Resultados: Foram incluídos 25 artigos, sendo 16% publicado em 2010; 12% em 2018 e 12% em 2020; 8% publicado entre 2011 e 2017 e o restante entre 1997 e 2009. Os estudos se distribuem em 36% nos EUA, 20% no Brasil e 20% na Finlândia. Índia, Austrália, Turquia, Inglaterra  e África do Sul tiveram um artigo publicado. Em relação ao tipo de estudo, 68% foi artigo original; 12% foi artigo de reflexão teórica; 8% foi relato de experiência e 4% em artigo de revisão de literatura, em relato breve e em dissertação de mestrado. Com relação aos estudos empíricos, 12% deles possuíram abordagem qualitativa, 17% abordagem mista e o restante abordagem quantitativa, sendo grande parte estudos quase-experimentais. Apesar dos resultados positivos das intervenções baseadas em dramatização, é provável que os resultados desta modalidade interventiva sejam potencializados pela adoção de metodologias mais críticas como aquela do Teatro do Oprimido. Outra questão importante é o alinhamento do bullying com a falta de empatia. Neste sentido, a aproximação de teorias que permitam o desenvolvimento destas habilidades também é relevante. Conclusões: O uso da dramatização se mostrou profícuo e eficaz na transformação do bullying, bem como traz flexibilidade e possibilidade de aplicação em diversos espaços, com baixo custo. Novos estudos com abordagem qualitativa são recomendados.

Palavras-chave


Bullying; Intervenção precoce; Saúde do Escolar; Enfermagem.

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