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Historiografia do Curso de Biblioteconomia em São Carlos: da graduação a pós-graduação em Ciência da Informação
Brenda Barbosa dos Santos, Luciana de Souza Gracioso

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


Introdução: A Biblioteconomia em São Carlos foi uma das pioneiras do país, através do curso de Biblioteconomia e Documentação criado em 1959 na Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (EBDSC), que foi responsável por formar grande parte dos primeiros bibliotecários e professores da área no Brasil. Em 1973 a escola foi incorporada pela Fundação Educacional de São Carlos (FESC), e 20 anos depois o curso passou a ser ofertado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tornando-se  Biblioteconomia e Ciência da Informação. Apesar de 50 anos de criação, sua história ainda não se encontra devidamente descrita, registrada e contextualizada científica e epistemologicamente em relação às correntes e discursos assumidos pela área no Brasil. Objetivos: Coletar, sistematizar e analisar documentos que descrevam desde a criação do curso de Biblioteconomia até sua incorporação à UFSCar; e  coletar, analisar dados para a construção de indicadores das orientações e disciplinas de graduação e pós-graduação, para identificar as correntes teóricas predominantes. Metodologia: A primeira fase foi desenvolvida a partir de uma pesquisa exploratória, que utilizou como ponto de partida, levantamentos bibliográficos relacionados ao ensino da Biblioteconomia e recorreu à pesquisa historiográfica, com base em pesquisa documental, utilizando-se de registros sobre a criação e funcionamento do curso de Biblioteconomia. A segunda fase, caracterizou-se por uma abordagem quali-quantitativa para análise de informações sobre orientações e disciplinas ministradas que foram extraídas dos currículos Lattes dos docentes. Para a compilação desses dados utilizou-se o Excel como ferramenta, bem como para a construção dos gráficos. Resultados: Foram encontrados e considerados como relevantes 13 documentos, emitidos por órgãos como Ministério da Educação (MEC) ou internos da UFSCar, identificou-se também a existência somente dos currículos de 1994, 1995, 1997, 2004 e 2013, não obtendo-se nenhum currículo completo do curso quando pertencentes a EBDSC e FESC. Realizou-se a construção de quadros demonstrativos contendo as disciplinas ministradas e orientações realizadas até 2019 pelos docentes titulares do Departamento de Ciência da Informação (DCI-UFSCar) e representação dos dados por meios de gráficos, tendo em vista a ausência de registros sistematizados sobre as atividades desenvolvidas pelo departamento e seus docentes ao longo do tempo e a necessidades de se desenhar um perfil da atuação científica para identificação dos aspectos epistemológicos. Conclusões: Primeiramente a pesquisa contou com uma limitação de escopo ao pela dificuldade de localizar e acessar os documentos originais que narram a trajetória do curso na cidade. Conclui-se que ainda há grande necessidade de recuperação e descrição dos registros historiográficos da Biblioteconomia em São Carlos. Após análise dos dados, constatou-se que o curso rompeu as características da corrente francesa marcada pela documentação, onde atualmente apresenta maior ênfase na corrente americana tomada pela Ciência da Informação.


Palavras-chave


Biblioteconomia, São Carlos, Historiografia

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