Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
Estudo numérico-experimental das vibrações mecânicas provenientes do motor visando o conforto do piloto para um veículo tipo Baja SAE
Dante Vecchia Rocha e Silva, Sidney Bruce Shiki

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


O estudo do conforto do motorista para diversos veículos é um assunto de extrema importância para o mercado automotivo, visto que um dos aspectos ao se projetar um carro é que, quem esteja dirigindo se sinta bem durante a condução. Nas competições de veículos do tipo baja, organizadas pela Society of Automotive Engineers (SAE), o veículo off-road passa por testes que exigem o máximo do carro. Um dos problemas frequentemente observados são as elevadas vibrações mecânicas que o motor transmite para o piloto.

Esse projeto de pesquisa propôs um estudo numérico de um modelo de meio carro com seis graus de liberdade para avaliar a influência da força proveniente da vibração do motor no piloto. Também foi elaborado um modelo teórico dessa força proveniente do motor para que fosse aplicada uma entrada confiável no sistema e, por fim, um modelo numérico referente à bancada de captação de dados para um ensaio experimental. Com esses modelos estruturados, seriam realizados experimentos para obter a força experimental e assim, validando o modelo teórico e um posterior ensaio avaliando tanto a força de entrada quanto o deslocamento de saída – sendo essa a vibração causada no piloto – para também confirmar a validade do modelo de meio carro com seis graus de liberdade.

Os resultados indicam que a força vibratória proveniente do motor sozinha não gerou um grande deslocamento como saída para o banco com o motorista. Entretanto, ao se incluir múltiplas fontes de vibração como simulado nesse estudo, é possível que essas amplitudes tendam a trazer cada vez mais desconforto.


Palavras-chave


Vibrações mecânicas; Dinâmica veicular; Modelagem dinâmica

Referências


ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. ISSO 2631 – 1978 (E) Guia para avaliação da exposição humana a vibrações de corpo inteiro.

ANFLOR, C. T. M., Estudo da transmissibilidade da vibração no corpo humano na direção vertical e desenvolvimento de um modelo biodinâmico de quatro graus de liberdade. Porto Alegre, 2003.

DINIZ, D. D. S., Estudo da dinâmica vertical em suspensão duplo A de um veículo off-road tipo baja. Campina Grande, 2014.

DU, H., LI, W., ZHANG, N., Integratedsearandsuspensioncontrol for a quartercarwith driver model. Piscataway, 2012.

FELICIO, L. C., Modelagem da dinâmica de sistemas e estudo da resposta, RiMa, São Carlos, 2010

FONSECA, C. S., Análise de desempenho da suspensão e conforto de um veículo fora de estrada do tipo baja SAE.

KARDELI, F., GOMES, H. M., Análise do conforto quanto à vibração em automóveis de passeio. Porto Alegre, 2011.

NAIK, V. R., SAWANT, S. H., Optimizationofseardisplacementandsettling time of quartes car model vehicledynamic system subjectedtospeedbump. Jaysingpur, 2014

NORTON, R. L., Cinemática e dinâmica dos mecanismos, AMGH Editora Ltda, Porto Alegre, 2010.

PAZOOKI, A., RAKHEJA, S., CAO, D., Modelingandvalidationof off-roadvehicle ride dynamics. Montreal, 2011

RAO, S. S. Vibrações Mecânicas, Pearson Prentice Hall, São Paulo, 2008.

SAE. Regulamento Administrativo e Técnico Baja SAE Brasil. Disponível em: http://portal.saebrasil.org.br/programas-estudantis/baja-sae-brasil/regras/new. Acesso em: 20 abril 2019.