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Análise de Trabalhos de Conclusão de Curso na perspectiva da Acessibilidade
Leonardo Santos Amâncio Cabral, Inaê de Andrade e Silva

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


A literatura científica tem indicado a importância da difusão de diretrizes para a produção de trabalhos acadêmicos, visando sua organização e difusão digital em ambientes virtuais acessíveis. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivos principais reunir, sistematizar e analisar TCCs de cursos de graduação na perspectiva da acessibilidade, da usabilidade e da navegabilidade. Trata-se de um recorte representado por 20% dos TCCs defendidos em um curso de graduação de uma universidade pública do estado de São Paulo, no período de 2012 a 2018, por estudantes ingressantes entre 2008 a 2014. Para a coleta dos dados, a pesquisadora desenvolveu e validou, junto a juízes, um protocolo de registro de elementos estruturais de produção acadêmica. Os resultados revelam que a ausência de parâmetros melhor definidos para o desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos/as estudantes, subsidiam posicionamentos de preocupação, por tender a: dificultar a difusão da produção do conhecimento, particularmente na perspectiva da acessibilidade; fragilizar uma possível identidade coletiva do curso; restringir aos autores e a seus respectivos orientadores a produção científica, nem sempre consensuais em um espectro mais amplo da comunidade acadêmica. Faz-se necessário o estabelecimento consensual de parâmetros mínimos norteadores do processo de elaboração dos relatórios finais dos Trabalhos de Conclusão de Curso, na perspectiva da acessibilidade, da usabilidade e da navegabilidade, inclusive para que o processo de difusão do conhecimento seja alcançável pela sociedade, por meio de plataformas digitais.


Palavras-chave


Acessibilidade; Produção do Conhecimento; Repositório Digital.

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