Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
CARACTERIZAÇÃO DE CLIENTELA DE GRUPOS DE YOGA EM SERVIÇO DE SAÚDE UNIVERSITÁRIO
Paula Giovana Furlan, Karina Kaori Yoshida

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


Introdução: Yoga é um sistema filosófico indiano, que visa o estudo da consciência e do autoconhecimento. Está incluído como prática integrativa no Sistema Único de Saúde brasileiro, como estratégia de promoção à saúde e ampliação do cuidado. Considerar o yoga uma terapia é possibilitar uma terapêutica integral, visando uma melhor compreensão das frentes filosófica, moral, psíquica e somática, direcionando o tratamento coexistindo todas essas frentes. O contexto universitário vem enfrentando situações relacionadas à saúde mental (como suicídio, ansiedade, pânico e depressão), aos relacionamentos interpessoais, à adaptação cultural e o yoga tem sido abordado como tecnologia para lidar com essas situações complexas. Objetivo: Caracterizar a clientela atendida, de 2017 a 2019, em grupos semanais de yoga, com enfoque terapêutico, em serviço de saúde universitário, localizado no interior do Estado de São Paulo, e conhecer as motivações, demandas e percepções sobre a prática. Metodologia: pesquisa social quanti-qualitativa, sendo a primeira etapa documental, retrospectiva e descritiva, com coleta de dados em fichas de cadastro de pacientes atendidos e análise estatística simples; a segunda etapa, pesquisa exploratória com aplicação de questionário com perguntas abertas e análise temática de conteúdo. Resultados: de 152 participantes e 285 encontros grupais no total, foram analisadas as fichas de 72 participantes. A maioria das pessoas participou por um semestre, eram mulheres, estudantes da graduação, com 22 a 29 anos de idade, solteiras, sem filhos e sem contato anterior com a prática de yoga. A prática é pouco difundida no ambiente universitário e o perfil de usuárias reproduz uma imagem social do yoga no ocidente, direcionada para mulheres jovens. A ansiedade e as dores em geral foram as queixas mais citadas. As motivações iniciais direcionadas à prática estavam relacionadas às queixas do âmbito da saúde mental, que já afetavam o desempenho no ambiente acadêmico, profissional ou social. A principal motivação para a continuidade no grupo indicou o maior benefício alcançado com a prática, relacionado às sensações de bem estar, relaxamento e tranquilidade. A dificuldade central apontada para a continuidade na prática foi conciliar os horários do grupo com as atividades acadêmicas. Conclusões: Os dados sistematizados podem contribuir para o planejamento de grupos de acordo com as demandas individuais e coletivas dos participantes. Ressalta-se a importância da oferta pública da prática de yoga na universidade, através de projetos de extensão, ensino e pesquisa, que corroboram com a relevância da disseminação desse conhecimento no Brasil.


Palavras-chave


Ioga; Integralidade em Saúde; Serviços de Saúde na Universidade; Terapias Complementares; Saúde Mental.

Referências


BAQUERO, M. Pesquisa quantitativa nas ciências sociais. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2009.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Portugal: Edições 70, 2004. 3ª ed.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, I. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

HERMÓGENES, J. Autoperfeição com Hatha Yoga. RJ: Best Seller, 2014.

MONDARDO, A. H.; PEDON, E. A. Estresse e desempenho acadêmico em estudantes universitários. Revista de Ciências Humanas, v. 6, n. 6, p. 159-180, 2005.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Estrategia de la OMS sobre medicina tradicional 2014-2023. OMS, 2013.

ROSA, A. L.; MIRANDA, A. V. S. O yoga como prática integrativa na promoção de saúde mental: uma ferramenta ética para o cuidado de si. Rizoma: Experiências interdisciplinares em ciências humanas e sociais aplicadas, v. 1, n. 2, p. 178-190, 2017.

TAIMNI, I. K. A ciência do Yoga. Brasília: Ed. Teosófica, 2011.