Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
A perspectiva dos criadoressobre a literatura digital: elaboração das entrevistas
Giovanna M. Zago Affonso, Rejane Cristina Rocha

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


Introdução:

A presente Iniciação Científica intitulada “Literatura digital brasileira: a perspectiva dos criadores”,  financiada pelo CNPq, insere-se nos debates críticos a respeito das especificidades da literatura que se produz na contemporaneidade digital. Este trabalho incorpora-se, também, ao contexto das reflexões desenvolvidas pelo Projeto CNPq 405609/2018-3 “Repositório da Literatura Digital Brasileira”.


Objetivo:

O objetivo principal se baseia em documentar o processo de construção das obras literárias digitais, por meio da realização de entrevistas, com os seus criadores, que possam fazer emergir e discutir sobre os contornos  e poéticos dessas produções.


Metodologia:

Para desenvolver a atividade central da pesquisa (documentação do contexto na criação literária digital a partir das entrevistas), foi necessário estabelecer uma sistematização do seu percurso baseada na leitura, discussão e investigação do referencial teórico que possibilita compreender a literatura digital brasileira e os problemas que a envolvem. Estudo de iniciativas de documentação e preservação de net art. Sendo eles: Variable Media Network, Matters in Media Art, Capturing Unstable Media e Media Art Notation System.


Resultado:

O resultado obtido até o presente momento é referente à produção e aplicação das entrevistas, que estão sendo pensadas e analisadas a partir das singularidades de cada obra e de cada autor, para que sejam capazes de captar o contexto técnico-informacional e poético na produção literária digital. Dessa maneira, após à sistematização do percurso de pesquisa já mencionado, interligando a preservação das obras de natureza efêmera, foi possível estabelecer cada entrevista levando em consideração o potencial documentacional entre obra e autor.




Conclusão:

Segundo os conceitos, leituras e análises concluídas, é plausível verificar a importância da construção de um processo qualificado a documentar, arquivar e evidenciar a literatura digital brasileira com base em suas particularidades contextuais, materiais e informacionais. Assim, é esperado que as entrevistas ajudem a compor a memória da literatura digital brasileira, mesmo que tais obras se tornem indisponíveis por causa da descontinuação de softwares, dispositivos e plataformas.


Palavras-chave


Literatura digital; autores; entrevistas; arquivo