Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
Efeitos de agonistas canabinóides na expressão de proteínas responsáveis pelo manejo de cálcio no coração de matrinxã, Brycon amazonicus
Karina Carla de Francisco Campos, Beatriz Micucci D'Almeida Eça, Eliton da Silva Vasconcelos, Diana Amaral Monteiro

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


Introdução: Tendo em vista a relevância das cardiopatias no cenário global desde os anos 2000, a busca por alternativas na prevenção e tratamento das mesmas se faz necessária. Dentre os territórios ainda incompreendidos da fisiologia está o Sistema Endocanabinoide (SEC), cuja atuação ocorre por meio de compostos derivados do ácido araquidônico em receptores específicos, denominados CB1 e CB2. Esses receptores, predominantemente encontrados no sistema nervoso, também estão distribuídos em menor proporção em vários órgãos e tecidos do corpo, incluindo o tecido cardíaco. Já foram descritos, ainda, em diferentes grupos animais, desde invertebrados até vertebrados superiores. A função do SEC no tecido cardíaco ainda é pouco compreendida e respostas cardiovasculares controversas têm sido identificadas.

Objetivo: O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da ativação dos receptores CB1+CB2 ou CB2 sobre a expressão das proteínas dos cardiomiócitos do peixe de água doce Matrinxã (Brycon amazonicus) envolvidas no manejo de Ca2+, essenciais para a manutenção do acoplamento excitação-contração cardíaco.

Metodologia: Foram três grupos experimentais utilizados: o controle, que recebeu uma dose do veículo (2,5% DMSO em salina com uma gota de Tween-80) e os grupos WIN e HU, cujos organismos receberam uma dose de 1 mg kg-1 dos canabinoides sintéticos WIN 55 212-2 (não-específico - CB1 e CB2) e HU-308 (CB2-específico), respectivamente, diluídos em veículo. Após 24 horas, o coração de 6 indivíduos de cada um dos grupos foi coletado e, após extração de proteínas totais, a análise da expressão da Ca2+-ATPase do Retículo Sarcoplasmático (SERCA), do Trocador sódio/cálcio (NCX) e do fosfolambam (PLB) foi feita pela técnica de biologia molecular “Western Blotting”.

Resultados: Foram detectados aumentos significativos (P<0.05) na expressão da proteína PLB tanto no grupo WIN (168%) quanto no grupo HU (67%) e na expressão da proteína NCX no grupo WIN (139%) e no grupo HU (160%). Por outro lado, observou-se uma redução significativa (P<0.05) na expressão da proteina SERCA no grupo WIN (27%), enquanto nenhuma alteração foi detectada no grupo HU. Houve ainda, o aparecimento de uma possivel isoforma da proteína NCX nos ensaios com ambos os canabinoides sintéticos, indicando que o SEC talvez exerça alguma influência direta nas etapas de tradução e/ou regulação desta proteína no Brycon amazonicus.

Conclusão: Os resultados obtidos neste trabalho permitem concluir que a ativação dos receptores canabinóides é capaz de modular a expressão da SERCA, do NCX e do PLB, podendo ser um regulador importante da contratilidade cardíaca e do manejo de cálcio durante o acoplamento excitação-contração. Os efeitos foram particularmente evidentes após a ativação apenas do receptor CB2, sugerindo que esse receptor pode ser um alvo promissor para intervenções terapêuticas.


Palavras-chave


acoplamento excitação-contração, função cardíaca; peixe; sistema endocanabinoide