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Contornos discursivos do “anti-petismo” nas mídias sociais: uma análise a partir do Movimento Brasil Livre (2018)
Marcus Vinicius Caldara, Lidiane Soares Rodrigues

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


Esse trabalho procura explorar as relações existentes entre a relativa popularização das tecnologias da informação e das redes sociais e a crescente polarização nas tomadas de posição política, e de que forma essas relações implicam em transformações nas estratégias de circulação da informação por parte de um segmento de grupos e atores políticos. Teoricamente orientado por uma concepção relacional do conflito político, que incide diretamente no desenho das posições no espaço da produção ideológica, o objetivo geral do trabalho consiste em articular as modalidades do antipetismo (um significante polissêmico) veiculado pelo Movimento Brasil Livre (MBL) dentro de suas redes sociais. Para isso, pretendia-se aplicar o método de análise de conteúdo nos 5 (cinco) vídeos no canal do MBL no Youtube com mais visualizações selecionados pela palavra-chave (PT).

Palavras-chave


antipetismo; nova-direita; redes sociais; indústria cultural; polarização política

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