Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA DE REMOÇÃO DE NITRATO USANDO DIFERENTES TIPOS DE MÍDIAS BIO-FILTRANTES
Miguel Cannavan Mora, Jorge Luis Rodrigues Pantoja Filho, Moyses Naves Moraes

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


Frente a grande e desenfreada produção agrícola brasileira, desenvolveu-se a preocupação com o aumento do nível de nitrato presente em corpos hídricos. Nesse contexto nota-se a ascensão de tecnologias envolvendo o processo de desnitrificação biológica usando mídias filtrantes como meio suporte para o desenvolvimento do biofilme. Por se tratar de um processo de caráter sustentável, essas mídias vêm sendo cada vez mais aprimoradas e otimizadas em escalas laboratoriais. Neste presente projeto foi feita a construção de um sistema de tratamento de nitrato, usando uma mídia sintética e uma natural. No futuro, pretende-se utilizar o sistema construído para obter resultados envolvendo concentração de nitrato versus variáveis como o tipo de mídia, tempo de detenção hidráulica e tipo de fonte de carbono para analisar qual características hidráulicas obtém maior remoção de nitrato. Por fim, com os resultados hidráulicos futuros do sistema construído nesse projeto, almeja-se elaborar parâmetros adimensionais para que seja possível a aplicação do sistema independentemente da escala proposta. Com esse projeto objetivou-se construir e avaliar um sistema de remoção de nitrato usando diferentes tipos de mídias bio-filtrantes.

No presente projeto foi construído um sistema de tratamento de água por reator anaeróbio horizontal de leito fixo (RAHLF) e analisadas as mídias filtrantes para aplicação da remoção do efluente contento nitrato como objeto de estudo. Contendo: Reservatório de água, Bomba, Reator, Manômetro e Selo hídrico.

Os componentes principais do sistema e seus acessórios foram dimensionados a partir de revisões bibliográficas na área de tratamento de nitrato com lascas de madeira (tecnologia usada nos EUA na área de compensação do impacto ambiental negativo pela agricultura).

Para isso, foram discutidas diversas formas de construção de um sistema piloto viável. Dentro da realidade do projeto almejava-se o desenvolvimento de números adimensionais para um resultado que possibilitasse a mudança de escala e aplicação das mídias filtrantes.

As mídias filtrantes foram selecionadas, sendo a mídia biológica as “woodchips” (lascas de madeira) e a sintética a espuma de poliuretano. Depois de recortadas na granulometria de 5 mm, foram feitas as análises de porosidade dessas mídias.

De maneira geral, notou-se a superioridade de área de aderência na mídia sintética, mas com os resultados futuros e comparação, buscava-se viabilizar o uso de “woodchips”, visto que este material serve tambem como fonte de carbono e, muitas vezes, é visto como resíduo de demolição, poda e capina.

Apesar da dificuldade de realização das análises e a sua interrupção devido ao Covid-19 o projeto teve como resultado a construção do sistema piloto de tratamento de água, podendo ser utilizado para a continuação deste ou de outro projeto que utilize da mesma base de pesquisa na área de reatores anaeróbios horizontais de leito fixo.


Palavras-chave


tratamento de água, nitrato, desnitrificação biológica