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“Youtubers políticos: um novo paradigma para a informação política mediada?”
Jonas Henrique Arjona Gonçalves Vieira, Jonas Henrique Arjona Gonçalves Vieira, Maria do Socorro Sousa Braga, Jonas Henrique Arjona Gonçalves Vieira

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


Num contexto de ampla disseminação de tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Brasil, bem como o uso destas por personalidades de relevância política como Jair Bolsonaro e Donald Trump, a ponderação quanto ao processo de aquisição de informação política ganha relevância, justamente porque o objeto desse conteúdo pode bem estar na rede ou até ser a fonte da informação disseminada. Logo, o objetivo deste trabalho foi apreender se os youtubers políticos indicados por Bolsonaro em seu Twitter atuam como informantes para assuntos políticos. Para isso, uma breve revisão bibliográfica foi feita sobre a comunicação política intermediada e da disseminação de conteúdo pela Internet, a saber, nos conceitos de líder de opinião e de influenciador digital. Em seguida, foi construída uma tipologia quanto à proximidade do youtuber de um agir informante, dentro da abordagem da Análise de Conteúdo, indo do mais informante sobre um tema ao menos informante. Posteriormente, foi concluído que o material desses criadores se encontra num intermediário da tipologia: não informam profundamente sobre o assunto central dos vídeos, mas apresentam aos seus espectadores conteúdos que também não são vazios de valor informativo. Apesar disso, este material vem em grande quantidade, cheio de lugares-comuns e de forma rasa.


Palavras-chave


youtuber político; informação política; influenciadores digitais, opinião pública

Referências


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