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RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA EM GRANDES BANCOS BRASILEIROS
Heloisa Helena Verdi Emílio, Andrei Aparecido de Albuquerque

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


Hoje, as empresas competem intensamente por mercado consumidor e os ativos tangíveis não são mais fontes de vantagem competitiva; assim, diferencia-se aquela que é capaz de gerenciar e aplicar práticas socioambientais de maneira eficaz. A responsabilidade social corporativa tem apresentado um interesse crescente nos últimos anos, nos âmbitos acadêmico e empresarial. A dificuldade identificada pela literatura no entendimento do termo está relacionada a falta de consenso entre as definições e na carência de noções práticas para os gerentes, o que propiciaria a implementação e desenvolvimento de ações sustentáveis nas organizações. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é verificar se existem ações de responsabilidade social nos bancos brasileiros e a forma como essas informações são divulgadas. A pesquisa é relevante ao identificar como se apresentam essas ações em cada uma das dimensões de responsabilidade social, tanto de instituições financeiras públicas como privadas. Como resultados, pode-se notar similaridades quanto à abordagem dos temas, uma vez que seguem o GRI (Global Reporting Initiative), que é uma organização internacional de padrões independente que ajuda as organizações a entender e comunicar seus impactos em questões socioambientais, desta forma, pode-se dizer que não houve uma discrepância entre as informações reportadas entre organizações públicas e privadas; já o grau de detalhes varia dependendo do objetivo estratégico da organização; entre outros pontos.

Palavras-chave


Responsabilidade social corporativa. Bancos. Dimensões RSC. Divulgação.