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Nível de Influência que os Digital Influencers Exercem Sobre o Processo de Decisão de Compra: Estudo Comparativo entre Estudantes Universitários de Instituições de Ensino Superior Pública e Privada
Tayna Oliveira Souto, Edenis Cesar Oliveira

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


Com o advento da World Wide Web, os usuários passaram de um consumidor de informação para o principal criador e compartilhador de informação nessa cadeia de conexões. Nesse contexto surgem os influenciadores digitais, que são pessoas que criam e apresentam conteúdos, exercendo influência sobre seus seguidores. Estes possuem grande destaque nas redes sociais e detém grande poder de persuasão, mobilizando pessoas por suas opiniões e comportamentos. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo foi avaliar o nível de influência que os influenciadores digitais exercem no processo de decisão de compra junto a estudantes universitários de Administração regularmente matriculados em duas instituições de ensino superior (IES), sendo uma pública e outra privada. Os objetivos específicos foram analisar o perfil socioeconômico dos universitários das duas IES pesquisadas, identificar o conteúdo de preferência desse público e aferir o quanto os influenciadores digitais impactam na decisão de compra desses consumidores. A pesquisa foi quantitativa, com objetivos exploratório-descritivos. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica para a interpretação do tema e a coleta de dados foi do tipo survey. Os temas abordados no referencial teórico foram Marketing Digital (Torres, 2009), Redes Sociais (Thompson, 2011), Influenciadores Digitais (Felix, 2017) e Comportamento do Consumidor (Kotler e Keller, 2006). Os questionários foram elaborados com perguntas fechadas, questões de múltipla escolha, questões dicotômicas e escala de avaliação do tipo Likert. Os principais achados apontam que quanto ao perfil socioeconômico dos estudantes, mais de 50% dos entrevistados são mulheres e possuem entre 19 e 24 anos. As instituições de ensino distinguem-se quanto à ocupação dos estudantes, na instituição privada, a classe modal foi indivíduos que estudam e trabalham (64,3%), e na pública a classe são pessoas que só estudam (82,9%). As redes sociais menos acessadas por esse público foi Twitter, Blogs e Outros, e as redes sociais mais acessadas são Facebook, Instagram e Youtube. Quanto ao conteúdo de preferência nessas redes, Viagem, Gastronomia e Esportes são os mais acessados, enquanto Jogos, Fitness, Maquiagem e Outros os menos acessados. No geral, a maioria das pessoas afirma seguir influenciadores, sendo o percentual de seguidores praticamente o dobro de acordo com o de não seguidores. Das redes sociais sugeridas, apenas o acesso ao Instagram esteve relacionado à chance de seguir um influenciador digital, ou seja, quem está nessa rede tem mais chances de seguir um influenciador do que quem não está. Quanto à frequência nas compras, na IES privada 31,4% disseram que é Frequente contra 27,1% na IES pública. Existe alta “familiarização” com o termo, mostrando que, seguem influenciadores ou acham importante que as empresas invistam nesse meio de propaganda. Os resultados obtidos, ajudaram a compreender qual é a rede social e o conteúdo de preferência desse público. Observa-se que a maioria dos universitários afirma seguir um influenciador digital e que quem está no Instagram tem uma probabilidade maior de seguir um influenciador quando comparado com quem não tem um perfil nessa rede.



Palavras-chave


Mídias Sociais, Influenciadores Digitais, Marketing Digital, Comportamento do Consumidor

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