Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
EFEITOS DO ENSINO DE TATO COM ESTÍMULOS DE ALTA E BAIXA PREFERÊNCIA NA APRENDIZAGEM DE UM PEQUENO VOCABULÁRIO EM SEGUNDA LÍNGUA
Maíra Costa Gonçalves, Mariéle Diniz Cortez, Mayara da Silva Ferreira, Caio F. Miguel

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


Estudos vêm sendo desenvolvidos para avaliar a eficácia de diferentes procedimentos de ensino na aquisição de vocabulário em uma segunda língua em diferentes populações. Apesar da maioria dos estudos apontarem para a superioridade do ensino de tato (i.e., nomeação) em relação a outros tipos de procedimentos de ensino, pouco enfoque tem sido dado à escolha dos estímulos experimentais empregados nos estudos da área. O presente estudo teve por objetivo avaliar a eficácia do ensino de tato, em função do grau de preferência dos conjuntos de estímulos a serem empregados (Conjunto de Alta Preferência e Conjunto de Baixa Preferência), na emergência de respostas intraverbais bidirecionais (português-inglês e inglês-português) em um procedimento remoto. Participam três crianças com desenvolvimento típico, com idades entre seis e 10 anos de ambos os sexos. Inicialmente, foi utilizado um procedimento de avaliação de preferência de múltiplos estímulos sem substituição para definir os estímulos de alta e baixa preferência a serem utilizados no estudo. As condições experimentais foram: 1) Teste Pré-treino que avaliou o repertório inicial de tato e intraverbal das crianças diante dos conjuntos de estímulos; 2) Ensino de tato, em que o experimentador apresentava o estímulo visual (apresentado na tela do computador) em conjunto com uma dica ecóica (nome da figura em inglês), empregando um procedimento de retirada progressiva da dica e 3) Teste Pós-treino, que verificou os efeitos do ensino de tato na emergência de respostas intraverbais bidirecionais (inglês-português e português-inglês) e de respostas de ouvinte, em função do conjunto de estímulo (Conjunto de Alta Preferência e Conjunto de Baixa Preferência). Foi utilizado um delineamento de tratamentos alternados adaptado para comparar os efeitos do treino de tato em função do grau de preferência pelos estímulos e um delineamento de linha de base múltipla para o pré e pós-treino. No pré-teste os participantes não emitiram respostas corretas e, ao final, apresentaram 100% de acertos nos testes de intraverbal, indicando uma eficácia do ensino de tato na produção de emergência de relações intraverbais bidirecionais. Foi observado um número maior de acertos e a realização de um número menor de blocos de tentativas até critério para o conjunto de alta preferência quando comparado com o conjunto de estímulos de baixa preferência. O estudo realizado de forma remota replicou resultados encontrados em estudos realizados presencialmente e indicou o uso de estímulos de alta preferência como variável favorecedora para a aquisição de novos repertórios