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Discursos de professoras sobre a educação dos corpos de meninas e meninos na Educação Infantil
Leticia Romero de Carvalho, Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


O objeto da pesquisa são os discursos de professoras sobre a educação dos corpos de meninas e meninos na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de Iniciação Científica cuja inquietação surgiu mediante certas dicotomias observadas tanto no contexto da creche como no âmbito social na qual ela está inserida, que dizem respeito a rupturas entre biologia e cultura, como se estas dimensões não fossem inter-relacionadas. Então, nasceu o objetivo da pesquisa, que é conhecer as percepções de professoras da Educação Infantil sobre os estereótipos sexistas normalizados na sociedade e na creche, bem como sobre a importância de suas atuações na construção dos papeis de gênero na infância. Objetiva-se, ainda, compreender como se dá a resposta das crianças às inscrições realizadas em seus corpos, analisando suas possibilidades de construção da própria identidade, no encontro afetivo com as expectativas dos adultos em relação às expressões de seus corpos. A reflexão sobre o exercício da docência envolve perceber que ele pode significar uma ferramenta de manutenção das desigualdades de gênero ou, de outro modo, um tempo-lugar de criação de gestos de combate às normatizações e ao controle das expressões corporais de meninas e meninos. A pesquisa de natureza qualitativa, bibliográfica e com inserção em campo, pôde observar a importância de uma docência que atue respeitando a creche como lugar de encontro e convívio da diversidade, de combate à discriminação de gênero e de liberdade de ser e estar no mundo. Além disso, trouxe à pauta a necessidade de perceber a criança como ser completo que merece ser ouvida para além de expectativas adultocêntricas.


Palavras-chave


Educação Infantil. Gênero e Educação. Formação de Professores. Prática Pedagógica.