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AVALIAÇÃO DO TIPO DE APRENDIZAGEM ADOTADO POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA BIOLÓGICA
Paloma Soares Novello Cruz, Sheyla Ribeiro Rocha, Debora Gusmão Melo, Lucimar Retto da Silva de Avó, Carla Maria Ramos Germano

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


Introdução: A qualidade do aprendizado do estudante está relacionada com a abordagem que o indivíduo usa para aprender, sendo influenciada por fatores individuais e também pelo ambiente em que se está inserido, resultando da interação entre características pessoais, o ambiente sociodemográfico e o contexto educacional. O aprendizado profundo pressupõe um entendimento abrangente sobre determinado tema e requer a utilização de mecanismos cognitivos complexos, snedo essencial que o aluno esteja interessado no assunto e seja responsável pelo seu estudo. Por sua vez, o aprendizado superficial está relacionado a um entendimento limitado de informações sobre o tema, com uso de estratégias de memorização de curto prazo e sem a compreensão de mecanismos e princípios.

Objetivo: O objetivo deste trabalho foi investigar o efeito da vivência em curso de graduação que adota metodologias tradicionais de ensino sobre o tipo de aprendizagem dos estudantes universitários da área biológica. Avaliou-se também quais as percepções dos estudantes acerca do ambiente educacional ao final da graduação e sua correlação com variáveis sociodemográficas.

Metodologia: O presente estudo foi aprovado pelo CEP institucional (Parecer n° 3.363.505). Estudo transversal quantitativo com dados coletados presencialmente por meio de três instrumentos: um questionário sociodemográfico e as versões finais em português dos questionários R-SPQ-2F e DREEM. A coleta ocorreu em 2019, com 131 alunos do último ano de graduação de 6 cursos da área biológica da Universidade Federal de São Carlos. Os cursos foram divididos em básicos e aplicados, considerando o envolvimento em cuidados à saúde. Os dados categóricos foram apresentados em frequência absoluta (porcentagem) e os dados quantitaivos em media±DP. Para comparação de médias dos escores entre os dois tipos de cursos, utilizou-se testes t de Student e de Mann-Whitney, dependendo da distribuição da variável. Foi utilizada regressão linear múltipla pelo método stepwise para verificar a influência das variáveis independentes nas diferentes abordagens de aprendizado. As análises estatísticas foram realizadas por meio do pacote estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS24), com adoção de p < 0,05.

Resultados: Os estudantes dos cursos básicos e aplicados referiram utlizar, em média, mais abordagens profundas (29,8±6,3 e 30,2±6,0, respectivamente) do que superficiais (22,0±6,2 e 20,3±6,2, respectivamente), sem diferença significativa entre os grupos (p>0,05). A percepção geral do ambiente foi considerada “mais positiva do que negativa” (pontuações 104,3±26,2 e 120,5± 22,7, respectivamente), entretanto, alunos de cursos aplicados tiveram percepção mais positiva do ambiente do que aqueles dos cursos básicos (p<0,05). Verificou-se também associação positiva entre o uso de abordagens profundas e melhor percepção do ambiente educacional. Foram identificadas áreas que podem ser melhoradas, como a percepção acerca das relações sociais por estudantes de cursos aplicados.

Conclusões: Os estudantes da área biológica demonstraram favorecer mais abordagens profundas do que superficiais e possuir uma percepção positiva de seu contexto educacional. O presente estudo reafirmou a correlação positiva entre aprendizado profundo e um ambiente educacional considerado adequado. Sugere-se que políticas de permanência estudantil e apoio psicopedagógico sejam continuamente revistas e aprimoradas para manter, e até incrementar, os atuais resultados educacionais e superar as dificuldades referidas pelos estudantes.


Palavras-chave


Tipos de aprendizado, metodologias ativas de aprendizagem, estudantes, área biológica

Referências


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