Última alteração: 2021-02-25
Resumo
Introdução: A qualidade do aprendizado do estudante está relacionada com a abordagem que o indivíduo usa para aprender, sendo influenciada por fatores individuais e também pelo ambiente em que se está inserido, resultando da interação entre características pessoais, o ambiente sociodemográfico e o contexto educacional. O aprendizado profundo pressupõe um entendimento abrangente sobre determinado tema e requer a utilização de mecanismos cognitivos complexos, snedo essencial que o aluno esteja interessado no assunto e seja responsável pelo seu estudo. Por sua vez, o aprendizado superficial está relacionado a um entendimento limitado de informações sobre o tema, com uso de estratégias de memorização de curto prazo e sem a compreensão de mecanismos e princípios.
Objetivo: O objetivo deste trabalho foi investigar o efeito da vivência em curso de graduação que adota metodologias tradicionais de ensino sobre o tipo de aprendizagem dos estudantes universitários da área biológica. Avaliou-se também quais as percepções dos estudantes acerca do ambiente educacional ao final da graduação e sua correlação com variáveis sociodemográficas.
Metodologia: O presente estudo foi aprovado pelo CEP institucional (Parecer n° 3.363.505). Estudo transversal quantitativo com dados coletados presencialmente por meio de três instrumentos: um questionário sociodemográfico e as versões finais em português dos questionários R-SPQ-2F e DREEM. A coleta ocorreu em 2019, com 131 alunos do último ano de graduação de 6 cursos da área biológica da Universidade Federal de São Carlos. Os cursos foram divididos em básicos e aplicados, considerando o envolvimento em cuidados à saúde. Os dados categóricos foram apresentados em frequência absoluta (porcentagem) e os dados quantitaivos em media±DP. Para comparação de médias dos escores entre os dois tipos de cursos, utilizou-se testes t de Student e de Mann-Whitney, dependendo da distribuição da variável. Foi utilizada regressão linear múltipla pelo método stepwise para verificar a influência das variáveis independentes nas diferentes abordagens de aprendizado. As análises estatísticas foram realizadas por meio do pacote estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS24), com adoção de p < 0,05.
Resultados: Os estudantes dos cursos básicos e aplicados referiram utlizar, em média, mais abordagens profundas (29,8±6,3 e 30,2±6,0, respectivamente) do que superficiais (22,0±6,2 e 20,3±6,2, respectivamente), sem diferença significativa entre os grupos (p>0,05). A percepção geral do ambiente foi considerada “mais positiva do que negativa” (pontuações 104,3±26,2 e 120,5± 22,7, respectivamente), entretanto, alunos de cursos aplicados tiveram percepção mais positiva do ambiente do que aqueles dos cursos básicos (p<0,05). Verificou-se também associação positiva entre o uso de abordagens profundas e melhor percepção do ambiente educacional. Foram identificadas áreas que podem ser melhoradas, como a percepção acerca das relações sociais por estudantes de cursos aplicados.
Conclusões: Os estudantes da área biológica demonstraram favorecer mais abordagens profundas do que superficiais e possuir uma percepção positiva de seu contexto educacional. O presente estudo reafirmou a correlação positiva entre aprendizado profundo e um ambiente educacional considerado adequado. Sugere-se que políticas de permanência estudantil e apoio psicopedagógico sejam continuamente revistas e aprimoradas para manter, e até incrementar, os atuais resultados educacionais e superar as dificuldades referidas pelos estudantes.
Palavras-chave
Referências
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