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Utilização da Escala Lúdica Pré-escolar de Knox na literatura: uma revisão de escopo
Izadora Ramos Scofield, Nathália Souza de João, Luzia Iara Pfeifer

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


Introdução: O brincar é essencial para o desenvolvimento infantil, já que através dele a criança desenvolve suas habilidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais [1]. Desse modo, é de suma importância que tenhamos conhecimento suficiente para analisar o desenvolvimento infantil em todos seus aspectos. [2]. A Escala Lúdica Pré-escolar de Knox (ELPK) é uma avaliação padronizada, eficaz e capaz de avaliar as habilidades presentes durante o brincar de crianças pré-escolares de maneira a abordar o máximo dos aspectos possíveis do desenvolvimento e os marcos esperados em cada fase [3]. A ELPK descreve a evolução típica do brincar em quatro dimensões: domínio espacial, domínio material, faz de conta e participação, em períodos de 6 meses dos 0 aos 3 anos de idade e em períodos anuais até os 6 anos de idade [4]. Esta escala já passou pelo processo de adaptação cultural [5], e validação para a população brasileira [6]. Objetivo: Examinar a produção científica sobre a utilização da Escala Pré-Lúdica de Knox na literatura nacional e internacional. Método: Trata-se de uma revisão de escopo utilizando apenas bases de dados virtuais, sendo essas: Capes, Scopus, Lilacs, BDENF, Embase, Cochrane, Medline, PubMed, CINAHL, Web of Science, PsycINFO, Scielo, Google Scholar, Dedalus, BDTD e PROQUEST. A estratégia de busca incluiu os descritores: “Escala Lúdica Pré-escolar de Knox” OR “Knox Preschool Play Scale”. Foram incluídos trabalhos em português, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano que utilizavam a ELPK em sua metodologia, sem restrições quanto ao ano de publicação. E excluídos trabalhos que não utilizavam a escala, que apenas citavam a escala, com acesso bloqueado, em outro idioma, não utilizavam a escala completa, apenas descrevia a escala. Resultados: Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram analisados na íntegra 33 estudos publicados entre 2003 e 2019 em 13 países, com participação de 1029 crianças com idade entre 0 a 72 meses e 7 a 10 anos com desenvolvimento típico e atípico. A maioria dos estudos (91%) foram realizados por terapeutas ocupacionais. O Brasil é o país que tem mais publicações utilizando a escala (n=12). Conclusões: Os estudos analisados nesta revisão demonstram que a ELPK apresenta evidências confiáveis e embasamento científico, sendo útil na prática de terapeutas ocupacionais e outros profissionais das áreas da saúde e educação, que atuam com crianças com desenvolvimento típico e atípico.


Palavras-chave


Brincar; avaliação de desempenho; pré-escolares

Referências


[1] CANADIAN ASSOCIATION OF OCCUPATIONAL THERAPISTS (CAOT). Practice Paper: Occupational Therapy and Children´s Play. Canadian Journal of Occupational Therapy, v. 63, n. 2. June, 1996.

[2] MOTTA, M. P.; TAKATORI, M. -  A assistência em terapia ocupacional sob a perspectiva do desenvolvimento da criança In: DE CARLO, M. M. R. P; BARTALOTTI, C. C. (Orgs.) Terapia Ocupacional no Brasil: fundamentos e Perspectivas. São Paulo: Plexus, 2001.

[3] KNOX, S. H. Desenvolvimento e uso corrente da Escala Lúdica Pré-Escolar de Knox. In: PARHAM, L. D.; FAZIO, L. S. (Org.). A recreação na terapia ocupacional pediátrica. São Paulo: Santos, 2002. p. 35-51.

[4] SPOSITO, A. Confiabilidade e validação de conteúdo da Escala Lúdica Pré-Escolar de Knox - revisada para a população brasileira. 2018. 158 f. Tese (Doutorado) - Curso de Terapia Ocupacional, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2018.

[5] PACCIULIO, A.; PFEIFER, L.; SANTOS, J. Preliminary reliability and repeatability of the Brazilian version of the revised knox preschool play scale. Occupational Therapy International. [S. L.], p. 74-80. jun. 2010.

[6] SPOSITO, A.; SANTOS, J.; PFEIFER, L. Validation of the Revised Knox Preschool Play Scale for the Brazilian Population. Occupational Therapy International. [S. L.], p. 1-5. 2 maio 2019.