Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
A REFORMULAÇÃO DO ENSINO: Propostas Curriculares do Estado de São Paulo do ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental (2011 e 2020)
Ayana Cristina Anselmo Pereira, Maria do Carmo de Sousa

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


Introdução: Este documento apresenta um resumo em relação a pesquisa de iniciação científica que vem sendo desenvolvida e possui vigência até agosto de 2021, intitulada “A REFORMULAÇÃO DO ENSINO: Propostas Curriculares do Estado de São Paulo do ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental (2011 e 2020)”.

Na presente pesquisa propomos estudar os Currículos e as Propostas Curriculares do Estado de São Paulo, referentes aos anos de 2011 e 2020 perpassando pelas semelhanças e diferenças entre os conceitos chaves de competências e habilidades apresentados nos dois Currículos, a fim de identificar as interferências e possibilidades para o ensino de matemática.

Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo oferecer elementos de análise para compreensão das mudanças que norteiam as reformulações das propostas curriculares do Estado de São Paulo do ensino fundamental, ocorridas em 2011 e 2020 numa tentativa de identificar quais são as possibilidades que os novos currículos de matemática preveem em relação ao ensino das unidades temáticas, considerando-se os seguintes conteúdos: Números; Álgebra; Geometria; Grandezas e Medidas; Probabilidade e Estatística. Para tanto, o objeto de estudo serão os Currículos do Estado de São Paulo implementados em 2011 e 2020.

A questão que conduziu a pesquisa foi “Quais foram as mudanças que ocorreram, para a proposta curricular implementada em 2020, em relação à proposta anterior de 2011, considerando-se o ensino das unidades temáticas nas quais os conteúdos matemáticos foram indicados”?

Metodologia: A pesquisa está sendo realizada através de análises e relações baseadas na coleta de informações tendo como objetos de estudo, as Propostas Curriculares e os Currículos do Estado de São Paulo implementados nos anos de 2011 e 2020. Trata-se de uma pesquisa qualitativa caracterizada como documental, bibliográfica que analisaremos através de uma abordagem histórica.

Nesta linha, o estudo se iniciou com uma análise comparativa sobre as principais mudanças desde o último currículo implementado em 2011 e o que sugere a nova proposta curricular, que vem sendo implementada em 2020. Posteriormente abordaremos um levantamento histórico do período que contribuíram para as reformulações de ensino e para assim identificar as semelhanças, e diferenças entre os conceitos chaves de competências e habilidades apresentados nos dois Currículos, no que diz respeito ao ensino de matemática, estabelecendo um comparativo entre os documentos, a fim de evidenciar as modificações e possibilidades deste currículo para o ensino atual.

Resultados: Os primeiros resultados da pesquisa em desenvolvimento apresentaram mudanças estruturais e no modo de organização do Currículos do Estado de São Paulo, implementados nos anos de 2011 para 2020. Foi possível identificar que o incentivo para o uso de metodologias ativas na aprendizagem se intensificou ganhando destaque na proposta atual.

Conclusões: Embora a pesquisa esteja em andamento e os demais dados a serem analisados irão mostrar mais resultados para nossa análise, a nova proposta vem trazendo mudanças na forma de pensar e fazer o ensino.