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APERFEIÇOAMENTO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR EM CONTEXTO MUNICIPAL
ENICEIA G MENDES, Gabryelle Nogueira Modesto

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


O presente estudo é parte de um projeto matriz do Grupo de Pesquisa sobre Formação deRecursos Humanos em Educação Especial (GP-Foreesp) da Universidade Federal de SãoCarlos, intitulado “Avaliação Da Política de Inclusão Escolar em Contexto Municipalbaseada na Abordagem do Ciclo de Políticas” 1 , cuja meta foi a de proceder uma análise abrangente da política de Educação Especial, no contexto de um município, visando,portanto, contribuir para a investigação sobre a análise de políticas educacionais, para o avanço da política de inclusão escolar no país através do desenvolvimentos de procedimentoseconômicos e viáveis de avaliação em larga escala dessa política. Assim, além de produzir conhecimento sobre a avaliação de políticas de inclusão escolar, um dos objetivos deste projeto consiste em desenvolver instrumentos que permitem conduzir avaliaçõesmultidimensionais, econômicas e em larga escala dessa política em contextos municipais.Para isso, seis tipos de questionários com itens fechados vêm sendo produzidos e apefeiçoados com o intuito de aplicação em larga escala, e que permitam captar a percepção de diferentes atores das políticas de inclusão escolar, entre eles: professores do ensino comum eespecializado, gestores, profissionais da equipe multidisciplinar, estudantes do Público Alvo da Educação Especial (PAEE) bem como de seus familiares. O presente estudo responde ao objetivo de aperfeiçoamento dos seis questionários, partindo, portanto, dos instrumentos numa versão anterior (a terceira), e tomando como base: sugestões fornecidas pelos pesquisadores da equipe, que funcionaram como juízes; da reformulação ou eliminação de itens, elaboradas após o teste empírico dos questionários em uma amostra da população,num estudo feito em um município.  A análise dos dados foi baseada na comparação entre itens dos questionários da terceira versão e as versões analisadas pelos pesquisadores juizes e sugestões dos aplicadores. Sugestões de alterações feitas pelos pesquisadores em várias reuniões da equipe foram registradas no próprio questionário com o comando de controlar alterações, a fim de registrar todas as mudanças sugeridas. Sugestões feitas por aplicadores foram registradas em protocolo em tablet feita durante entrevistas com o público alvo de cada questionário. As diferentes sugestões foram sistematizadasde modo a se produzir uma versão aperfeiçoada dos instrumentos (a quarta) para aplicação em estudos futuros. Ao final um dos questionários da pesquisa não foi modificado, pois nem a análise documental nem a aplicação com apenas quatro participantes trouxe sugestões uteis. Para os demais  cinco dquestionários chegou-se à uma versão aperfeiçoada e mais econômica para aplicação.

Palavras-chave


Educação Especial, Inclusão Escolar, Politica Educacional

Referências


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