Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de calculadora para mensuração das condições sanitárias e ambientais e aplicação nos municípios de Araraquara, Bauru e São Carlos/SP
Everton Juan Cardoso Correa, Katia Sakihama Ventura

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


INTRODUÇÃO: Estudos sobre a salubridade ambiental são relevantes para compreender a qualidade vida humana, a partir dos serviços de infraestrutura básica, como abastecimento de água, coleta, tratamento e disposição final de esgoto e resíduos sólidos, distribuição de energia elétrica (ABIKO, 1995). O método proposto pelo Conselho Estadual de Saneamento de São Paulo foi o Indicador de Salubridade Ambiental (ISA), que é uma ferramenta capaz de avaliar a salubridade de uma determinada área de estudo (CONESAN, 1999). O ISA considera indicadores quantitativos para seis eixos temáticos (Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Resíduos Sólidos, Controle de Vetores, Recursos Hídricos e Socioeconômico), totalizando 18 parâmetros. A obtenção destes parâmetros não é imediata e depende do cálculo de outros indicadores. Isto exige demasiado tempo de busca e organização dos dados. É o único método consolidado em literatura nacional. Estudos de diversas naturezas estão em andamento, por conta da necessidade de revisão do método e adaptação de novas demandas em infraestrutura urbana e de saúde pública.

OBJETIVOS: O principal objetivo foi conceber a calculadora do Indicador de Salubridade Ambiental (ISA) em linguagem Python. Os objetivos específicos foram: Organizar o banco de dados; Conceber o modelo conceitual da calculadora; Desenvolver a interface de usuário de fácil utilização.

METODOLOGIA: O levantamento bibliográfico consistiu na base teórica sobre o método ISA e suas aplicações em escala municipal, os parâmetros adotados e os métodos de cálculo existentes sobre salubridade ambiental no país. Em seguida, realizou-se a busca por ferramentas, bibliotecas e pacotes da linguagem de programação Python. No campo da programação, houve estudo de métodos para a criação de interface de usuário, plotagem de gráficos, cálculos matemáticos e compilação do código Python em arquivos binários de fácil execução. Por fim, foi necessária a depuração de dados para identificar a maior quantidade de erros possíveis nos cálculos. A calculadora foi aplicada aos municípios de Araraquara, Bauru e São Carlos, com os dados obtidos por Rojas (2019), para confirmar a aplicação da ferramenta. Os resultados da calculadora não são objeto deste artigo científico e sim o programa computacional desenvolvido. É fundamental esclarecer que a linguagem Python foi totalmente estudada e compreendida nesta IC, pela 1a vez. Assim, não existia conhecimento prévio, sendo sugerido pelo próprio aluno.

RESULTADOS: Entre os resultados da IC, a “Calculadora ISA” foi o principal deles, com licença de código em GNU/GPL3. Os códigos podem ser consultados em https://github.com/evertoncorreia/Calculadora-ISA .

Confirmando os resultados de Rojas (2019), os resultados da calculadora indicaram que Araraquara (71 pontos) e Bauru (57 pontos) atingiram “Média Salubridade (50 - 75 pontos)”. O município de São Carlos atingiu condições salubre (80 pontos). Todos os indicadores são apresentados em um dashboard que visualiza o nível de salubridade do indicador (salubre-cor verde, média salubridade-cor amarela baixa salubridade-cor laranja e insalubre-cor vermelha).

CONCLUSÃO: O desenvolvimento de calculadora em Python permitiu ao aluno melhor compreensão da linguagem computacional, desconhecida do aluno. Além disto, tornou-se ferramenta útil e de fácil interação com usuário. A calculadora pode ser utilizada em qualquer computador. A Calculadora ISA aponta os indicadores que necessitam de maior atenção e investimentos financeiros para elevar a qualidade das condições ambientais. Com código é aberto e público, a ferramenta pode ser utilizada por pesquisadores, desde que se respeite a licença GNU/GPL3.

...................

OBS: Este aluno substituiu a aluna Geraldine Rojas nesta IC, conforme certificado enviado dia 21/01/21. Geraldine Rojas se formou em janeiro de 2020, conforme documento anexado no processo.


Palavras-chave


saneamento. Python. salubridade ambiental.

Referências


ABIKO, A. K. Introdução à Gestão Internacional. São Paulo: EPUSP, 1995. 31 p. Disponivel em: <http://www.pcc.poli.usp.br/files/text/publications/TT_00012.pdf>. Acesso em: 6 jun. 2020.

BATISTA, M. E. M.; SILVA, T. C. D. O modelo ISA/JP – indicador de performance para diagnóstico do saneamento ambiental urbano. Engenharia Sanitária e Ambiental, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 55-64, mar. 2006. ISSN 1809-4457. Disponivel em: <https://www.scielo.br/pdf/esa/v11n1/29138.pdf>. Acesso em: 17 maio 2020.

BELO HORIZONTE. Plano Municipal de Saneamento de Belo Horizonte - 2012/2015 - Atualização 2014. Prefeitura Municipal. Belo Horizonte. 2014.

CONESAN. Indicador de Salubridade Ambiental: Manual Básico. São Paulo: Conesan. 1999. 34p (material impresso)

COSTA, R. D. V. F. D. Desenvolvimento do índice de salubridade ambiental (ISA) para comunidades rurais e sua aplicação e análise nas comunidades de Ouro Branco – MG. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto. 2010.

DIAS, M. C. Índice de salubridade ambiental em áreas de ocupação espontânea: estudo em Salvador, Bahia. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana) – Universidade Federal da Bahia. Salvador. 2003.

HUNTER, J. et al. Matplotlib - User's Guide. [S.l.]: [s.n.], 2020. 2767 p. Disponivel em: <https://matplotlib.org/Matplotlib.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2020.

MATH - Mathematical functions. Python. Disponivel em: <https://docs.python.org/3/library/math.html>. Acesso em: 20 jun. 2020.

NUMPY v1.19 Manual. NumPy. Disponivel em: <https://numpy.org/doc/stable/>. Acesso em: 20 maio 2020.

OLIVEIRA, G. S. O modelo ISA utilizado no Diagnóstico da Salubridade Ambiental nos Bairros do Município de Juiz de Fora. Monografia (Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora. 2014.

PICKLE - Python object serialization. Python. Disponivel em: <https://docs.python.org/3/library/pickle.html>. Acesso em: 06 29 2020.

PYSIMPLEGUI Cookbook. PySimpleGUI. Disponivel em: <https://pysimplegui.readthedocs.io/en/latest/cookbook/>. Acesso em: 12 jun. 2020.

ROJAS, G.R. Aplicação do Indicador de Salubridade Ambiental (ISA) para avaliação da gestão de saneamento nos municípios Araraquara, Bauru e São Carlos do Estado de São Paulo. São Carlos: UFSCar, 2019. (trabalho de graduação integrado - TGI).

SILVA, N. V. S. As condições de salubridade ambiental das comunidades periurbanas da Bacia do Baixo Gramame. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa. 2006.

VALVASSORI, M. L.; ALEXANDRE, N. Z. Aplicação do Indicador de Salubridade Ambiental (ISA) para áreas urbanas. Revista Brasileira de Ciências Ambientais, p. 1-19, 2012. ISSN 2176-9478. Disponivel em: <http://rbciamb.com.br/index.php/Publicacoes_RBCIAMB/article/view/311/262>. Acesso em: 01 jun. 2020.