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Prevenção da violência contra crianças e promoção de resiliência: adaptação e estudo de viabilidade de um programa internacional
Amanda Barbosa Ferrador, Alex Sandro Gomes Pessoa, Barbara Cristina Soares Sena

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


Introdução: A violência contra a criança, um problema de saúde pública no Brasil, manifesta-se em diversos contextos, com várias consequências para as vítimas, incluindo nos relacionamentos interpessoais e na produção de sofrimento psíquico intenso. Tendo em vista que cotidianamente diversos direitos de crianças são violados no Brasil, faz-se necessário o desenvolvimento de intervenções psicoeducativas com o propósito de prevenir a violência ou encaminhar os casos em que a violação de direitos já ocorreu. Considerando a escassez de programas de intervenção dessa natureza no âmbito nacional, uma alternativa seria a adaptação de programas internacionais, reconhecidos como bem sucedidos, para a cultura e realidade das crianças brasileiras. Assim, o presente estudo englobou as primeiras etapas concernentes à adaptação transcultural de um programa internacional de prevenção e combate à violência contra crianças.

Objetivo: Adaptar para a realidade brasileira um programa internacional que visa a prevenção da violência e a promoção de resiliência junto a crianças em situação de vulnerabilidade social.

Metodologia: O programa em questão, desenvolvido pela Save The Children da Dinamarca, intitula-se “The children’s resilience programme: Psychosocial support in and out of schools”. O presente estudo teve como principais procedimentos a tradução do material da língua inglesa para a portuguesa pela pesquisadora, seguida pela equivalência experiencial ou contextual. Depois, foi realizado o processo de fidedignidade do avaliador, ou seja, uma revisão dessa primeira versão adaptada por um comitê de especialistas externos com notório saber na área em que este estudo se insere. O comitê de especialistas supracitado, composto por alunos de pós-graduação e com uma experiência significativa no desenvolvimento e na aplicação de intervenções com o público-alvo do programa, avaliou cada sessão do programa a partir de três dimensões: pertinências semântica, idiomática e cultural. Para tanto, foi construído um formulário para que cinco especialistas analisassem o programa levando em consideração o público a qual se destina o programa – crianças de 10 a 12 anos que residem em regiões de exclusão e vulnerabilidade social. Os dados obtidos foram analisados descritivamente por meio de softwares que possibilitaram análises estatísticas.

Resultados: Os juízes identificaram o programa como passível de adaptação para o contexto nacional, havendo grau significativo de concordância entre eles, de acordo com suas avaliações sobre o programa geral adaptado, mas sugeriram alterações que se referiram especialmente a: i) alterações em relação a vocábulos e expressões características do dialeto nacional; ii) acréscimo de exemplos em algumas sessões, para uma maior compreensão pelas crianças dos conteúdos tratados; iii) enfatizar, em algumas atividades, que as crianças não são culpadas por episódios de violência que eventualmente sofrem; e iv) inserção de vídeos de curta duração em algumas sessões, com o objetivo de tornar as atividades mais dinâmicas e compreensíveis.

Conclusões: A presente pesquisa trouxe contribuições importantes para a temática, já que através dela, foi possível a constituição de um material relevante para o desenvolvimento das etapas de um estudo de adaptação cultural de programas direcionados à prevenção da violência, tema ainda negligenciado nas pesquisas da área. Também pretende-se realizar, futuramente, a publicação do material, para que profissionais da área tenham acesso a um manual completo de intervenção na temática da prevenção à violência.


Palavras-chave


Violência; Criança; Programa; Prevenção; Workshops; Intervenção.

Referências


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