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Estudo de Caso com aplicação do método LibQUAL+® para avaliação de serviços de gibitecas e acervos de histórias em quadrinhos
Felipe Thomazini, Ariadne Chloe Furnival, Elaine Da Silva

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


Introdução: Historicamente considerada uma literatura de “segunda linha” destinada à comunicação de massa, as histórias em quadrinhos (HQs) durante muito tempo encontraram dificuldades para inclusão nas bibliotecas. Aponta-se uma reverberação do senso comum no fazer biblioteconômico e dificuldades dos profissionais em compreender a complexidade de recursos, formatos e abordagens temáticas das HQs (VERGUEIRO, 2005). Na década de 1990, uma contrapartida: espaços que propunham tratar os quadrinhos nas bibliotecas como uma coleção especial - as “gibitecas” (VERGUEIRO, 2005). Pensando gibitecas como serviços, Parasuraman, Zeithaml e Berry (1988 apud GAMAS; MATTOS, 2013) auxilia-nos a entender que serviços não são um produto físico, mas podem envolver um; também não possuem uma execução totalmente padronizada. Métodos de avaliação de serviços informacionais têm encontrado espaço na literatura. Dentre eles, o método LibQUAL+® foi aplicado em bibliotecas ao redor do mundo, provendo o aperfeiçoamento dos serviços e do método em si (BRITO; VERGUEIRO, 2013).

Objetivo: Discutir as adaptações necessárias para tornar o método LibQUAL+® efetivo ao contexto da Gibiteca da Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus São Carlos.

Metodologia: Após revisão da literatura sobre o método LibQUAL+® visando a adaptação do questionário, foi realizado um estudo de caso sobre a Gibiteca da BCo UFSCar.

Resultados: A primeira modificação do questionário foi a inclusão de uma questão que mapeia o perfil dos respondentes. Filtrar e mensurar os usuários da biblioteca que utilizam apenas os espaços da Gibiteca e aqueles que utilizam espaços e coleção, dado que a Biblioteca não possui indicadores sobre os três espaços que comportam a coleção de quadrinhos (Espaço de Convivência no primeiro piso, sala semi-fechada no segundo piso e espaço integrante da Biblioteca Infantil). Além das questões padrões relacionadas à biblioteca como lugar, ao valor afetivo do atendimento e ao controle da informação (PINTO; FURNIVAL, 2016), questões sobre a coleção foram incluídas. Embora não exista politicas de aquisição de novos quadrinhos, as doações são recorrentes; estas são aceitas desde que os materiais estejam em boas condições físicas. Questões sobre o controle de informação (processamento técnico) foram suprimidas visto que os itens só podem ser consultados internamente. Como alternativa à escala padrão LibQUAL+® (notas de 1 a 9), foram utilizadas questões com escala Likert de 5 opções, o que poderia agilizar o tempo de resposta ao questionário.

Conclusões: Sobre o complexo índice de coleta de dados da metodologia, recomenda-se eliminar a coleta do grau de exigência e de valor mínimo, colocando o foco no grau de satisfação dos respondentes. Dentre suas populares “Cinco Leis da Biblioteconomia”, Ranganathan (2009) chama atenção para o fato da biblioteca possuir atributos de um organismo em crescimento (quinta lei). Para continuar crescendo, uma biblioteca precisa recorrer a métodos concretos para avaliar suas frentes de trabalho. Não existindo indicadores de usos e usuários, exercícios como o proposto na pesquisa precisam ser estudados e postos em prática para evitar renegar os quadrinhos e a Gibiteca a um status de subutilização e de pura composição espacial.


Referências


BRITO, G. F. de.; VERGUEIRO, W. de C. S. Avaliação da qualidade da biblioteca acadêmica: A metodologia LibQUAL+® e suas perspectivas de aplicação no Brasil.  Brazilian Journal of Information Science, v. 7, n. Esp., 2013. Disponivel em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000013476/c62303c121fdf19d5516653ae2ba0252. Acesso em: 23 jan. 2021.

 

GAMA, M. C. F.; MATTOS, C. A. C. de. Qualidade percebida em serviços de bibliotecas: uma avaliação sob a ótica do cliente. Documento e Ciência da Informação, 2013. Disponível em: https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1641. Acesso em: 23 jan. 2021.

 

PINTO, E. L.; FURNIVAL, A. C. Avaliação de serviços de bibliotecas públicas e escolares: um estudo de caso com utilização do método Libqual+®. Brazilian Journal of Information Studies: Research Trends, 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5376144. Acesso em: 23 jan. 2021.

 

RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2009.

 

VERGUEIRO, W. Histórias em quadrinhos e serviços de informação: um relacionamento em fase de definição. Data Grama Zero, v. 6, n. 2, art. 04, ago. 2005. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000001585/f27caf52f00b14b55cc64d950f2a6a79/. Acesso em: 23 jan. 2021.