Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
Associação entre aspectos psicossociais e a dor multirregional em trabalhadores de escritório – estudo transversal
Beatriz Suelen Ferreira de Faria, Josiane Sotrate Gonçalves, Tatiana de Oliveira Sato

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


Introdução: Os aspectos psicossociais do ambiente do trabalho associados à dor multirregional podem interferir na saúde física e mental dos trabalhadores e levar ao absenteísmo, a redução da capacidade de trabalho e a diminuição da qualidade de vida. Os trabalhadores que realizam atividades administrativas muitas vezes estão expostos a  aspectos psicossociais desfavoráveis no local de trabalho. Assim, estudos que buscam o entendimento da influência desses fatores de risco na dor multirregional são essenciais para o aprimoramento das intervenções na área de saúde do trabalhador.

Objetivo: Identificar a associação entre os aspectos psicossociais do trabalho e a dor multirregional em trabalhadores de escritório.

Metodologia: Trata-se de um estudo transversal com 39 trabalhadores (CAAE: 64255917.7.0000.5504). Os aspectos psicossociais foram avaliados por meio do Copenhagen Psychosocial Questionnaire (COPSOQ II-Br). A presença de dor multirregional foi identificada por meio do Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares (QNSO). A análise dos dados foi realizada de forma descritiva e por meio da análise de regressão logística binomial para obter a razão de chances (odds ratio – OR) e os intervalos de confiança (IC 95%). As variáveis de sexo e idade foram inseridas como fatores confundidores no modelo de regressão. Todas as análises estatísticas foram realizadas no programa IBM SPSS Statistics 21 (IBM Corp,Armonk, NY, EUA).

Resultados: Cerca de 69% (IC 95%=53,5-81,4) dos trabalhadores apresentaram dor multirregional. Os domínios burnout (OR=2,21; IC 1,06-4,59), estresse (OR=1,83; IC 1,01-3,35), ritmo de trabalho (OR=3,10; IC 1,17-8,24) e as demandas emocionais (OR=1,71; IC 1,02-2,87) apresentaram associação com a dor multirregional.

Conclusão: Diversos domínios relacionados aos aspectos psicossociais estão associados com a dor multirregional nos trabalhadores avaliados. Portanto, é importante avaliar e identificar as causas da dor multirregional, assim como propor ações ocupacionais de controle dos riscos psicossociais.

 


Palavras-chave


dor crônica, saúde do trabalhador, estresse