Última alteração: 2021-03-18
Resumo
- Introdução
De um modo geral, as cidades brasileiras foram planejadas priorizando o transporte motorizado individual, o qual apresenta duas desvantagens. São elas: o uso de combustíveis poluentes e o uso ineficaz dos espaços urbanos (ITDP, 2017). Tais desvantagens explicitam a necessidade de buscar outros meios de transporte, sendo a bicicleta um deles, pois representa uma das melhores opções para as médias distâncias (de até 5 km), pois é mais rápido e limpo (Chapadeiro, 2012).
2. Objetivo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar a qualidade da infraestrutura cicloviária de Sinop, Mato Grosso. Foram considerados indicadores, cenários e pontuações, a partir dos quais foi calculado o Índice de Qualidade de Infraestrutura Cicloviária Total (IQICtotal) e o respectivo Nível de Serviço.
3. Metodologia
Os 15 indicadores de qualidade da infraestrutura cicloviária considerados são apresentados no Quadro 1.
Quadro 1 – Indicadores
Indicador
G1 – Condições do pavimento
G2 – Largura da via para ciclovias bidirecionais
G3 – Sinalização
G4 – Declividade da via
G5 – Nível de segregação da ciclovia
G6 – Conexão entre modais
G7 – Conectividade das ciclovias
G8 – Medidas de Traffic Calming nas intersecções
G9 – Legibilidade
G10 – Distância das ciclovias aos polos geradores de viagem (PGVs)
G11 – Concordância da infraestrutura adotada em relação à velocidade dos veículos
G12 – Iluminação
G13 – Recuo dos estacionamentos e da linha de retenção de veículos automotores nas travessias de bicicletas
G14 – Arborização e sombreamento
G15 – Intersecções e travessias
Fonte: Autoria própria (2020)
Ademais, as seguintes etapas foram realizadas:
a) Construção de um modelo SIG contendo a malha viária da cidade de Sinop;
b) Elaboração da pontuação dos indicadores;
c) Levantamento de campo;
d) Cálculo do IQIC por trecho e do IQICtotal;
e) Determinação do Nível de Serviço;
f) Criação de mapas temáticos.
A partir da pontuação obtida em cada indicador para as infraestruturas avaliadas, foi possível classifica-las de acordo com o Nível de Serviço (Quadro 2).
Quadro 2: Níveis de serviço
IQIC
Nível de serviço
0 a 0,9
E - Muito Ruim
1 a 1,9
D - Ruim
2 a 2,9
C - Regular
3 a 3,9
B - Bom
4
A - Muito Bom
Fonte: Autoria própria (2020)
4. Resultados
No Quadro 3 são apresentados os IQICs por trecho que resultaram em um IQICtotal = 2,72, caracterizando um Nível de Serviço C - Regular.
Quadro 3 - IQICtrecho calculado a partir das notas por indicador
Vitória Régia
Bruno Martini
Tarumãs
Itaúbas
MT 140
IQICtrecho
3,13
3,29
3,16
3,01
1,51
Fonte: Autoria própria (2020)
Na Figura 1 são apresentados os Níveis de Serviço obtidos para cada trecho.
Figura 1: Níveis de Serviço das infraestruturas cicloviárias
Palavras-chave
Referências
CHAPADEIRO, F. C.; ANTUNES, L. L. A inserção da Bicicleta como modo de transporte nas cidades, Revista UFG, Ano XIII. No. 12. 2012.
ITDP Brasil: INSTITUTO DE POLÍTICAS DE TRASNPORTES DE DESENVOLVIMENTO. Guia de Planejamento Cicloinclusivo. Rio de Janeiro: ITDP, 2017.