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A CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS LIVROS PARADIDÁTICOS PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE EQUAÇÃO
Leticia Simonato, Maria do Carmo de Sousa

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


A escolha deste tema surgiu através de um problema particular relacionado ao ensino e pela compreensão do que é equação pelos alunos da Educação Básica a partir da história da matemática, mais precisamente da história da equação.

Segundo Dias e Ferraz (2015), os alunos têm grande dificuldade na escola em relação ao conceito de equação. Tal dificuldade possui várias causas e fatores. Um dos possíveis caminhos para analisar alguns fatores é considerar a história da matemática, uma vez que, a partir dela, pode-se identificar e analisar as contribuições da história da matemática para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de equação. Dessa forma, a questão que conduz a investigação envolveu a análise de livros paradidáticos e foi definida da seguinte forma: quais as contribuições da história da matemática no contexto dos livros paradidáticos no que diz respeito aos conceitos de equações para que os alunos possam compreendê-los?

O desenvolvimento do presente trabalho considerou dois momentos. O primeiro envolveu uma análise de como se concebe o conceito de equação em alguns povos: Babilônios e Egípcios, Gregos, Árabes e Hindus e Europeus, tendo como referencial teórico os estudos de Karlson (1961), Eves (2004) e Ribeiro (2009). Identificou-se como era cada sociedade, métodos usados referentes ao conceito de equação e descobertas matemáticas. Em segundo momento, a partir dos estudos de Dalcin (2007), analisou-se livros paradidáticos de matemática que abordam a história da matemática e equações. Contemplou-se livros de quatro coleções selecionadas que abordam a história da equação: Contando a história da matemática, Vivendo a matemática, Pra que serve a matemática e Descoberta da matemática. Em seguida, relacionou-se o conceito de equação apresentado em cada livro paradidático com os conhecimentos dos povos estudados. Além disso, a partir de uma pergunta que me foi feita durante o Congresso realizado em 2019 sobre a história da matemática e eurocentrismo, incluiu-se mais um foco de análise. Acrescentou-se no estudo dos livros paradidáticos os aspectos da matemática eurocêntrica. Os fundamentos teóricos da análise se basearam nos argumentos de Miguel (1997).

Através deste estudo documental, identificou-se as contribuições da história da matemática nos livros paradidáticos, uma vez que, de fato, é identificado a história de alguns povos e a forma de como conceberam a equação, excluindo a ideia de única maneira de conceber o conceito de equação nos dias atuais. Resultado importante para o processo de aprendizagem do conceito de equação de alunos do 6ºano, de forma a compreender quais as maneiras que os livros paradidáticos abordam os variados conceitos de equação, a partir de elementos que foram constituídos historicamente por vários povos.


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