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As Conferências Nacionais Infantojuvenis do Meio Ambiente: políticas para uma Educação Ambiental Crítica
Giovanna Gabriela Cavalcante de Souza, Teresa Mary Pires de Castro Melo

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


Este trabalho trata da Pesquisa de Iniciação Científica intitulada “As Conferências Nacionais Infanto-Juvenis pelo Meio Ambiente: políticas para uma Educação Ambiental Crítica”.

A proposta deste projeto foi fazer um trabalho investigativo, com objetivo de conhecer as Conferências Nacionais Infanto-Juvenis do Meio Ambiente (CNIJMA) e qual foi o seu papel e contribuição para as políticas públicas ambientais e para a educação ambiental crítica.

Para tanto, procedemos à revisão bibliográfica sobre Educação Ambiental Crítica (EAC), assim como reunimos o material disponível das Conferências para realizar uma análise dos conceitos e práticas ali paresentados à luz da EAC. Realizamos também entrevistas com três participantes das Conferências.

Ao examinar o material do “Vamos Cuidar do Brasil”, o “Passo a passo das Conferências na Escola”, as “Cartas de Responsabilidade”, reparei na grande atividade da comunidade e como foram essenciais para que as Conferências ocorressem. Os professores, estudantes e as comunidades que participaram tiveram não apenas acesso a um material com um denso conteúdo em educação ambiental, como também tiveram que agir coletivamente para descobrir as demandas locais a partir da problematização de sua realidade permeada pelas questões socioambientais.

Pude constatar que, de fato, existe Educação Ambiental Crítica e ela pode ser realizada nas escolas. O trabalho proposto pelas conferências, desenvolvido coletivamente com a sociedade brasileira, é capaz de colaborar com um governo interessado em promover um Brasil sustentável e com melhor qualidade de vida. Ademais, pensando na continuidade dessa política, é capaz de fortalecer seus participantes, principalmente os jovens para a sustentabilidade, incentivando sua participação, mobilizados, e ampliando a luta ambientalista em suas cidades e comunidades.

 


Palavras-chave


Educação Ambiental Crítica; Conferências Infantojuvenis pelo Meio Ambiente; Políticas Públicas de Meio Ambiente

Referências


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