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A Evolução humana nas mídias sociais: representações e contribuições para a educação em Ciências
Julio Miguel D.S. Alves, Douglas Verrangia Correa da Silva

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


A EVOLUÇÃO HUMANA NAS MÍDIAS SOCIAIS: REPRESENTAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Graduando: Julio Miguel Domingues da Silva Alves

Orientador: Douglas Verrangia

 

Introdução: Inseridos em atividades de ensino, os textos de divulgação científica (TDC) são ferramentas que auxiliam o docente na educação científica. Por apresentarem linguagem acessível, contextualizações e descobertas científicas que aproximam o conhecimento científico do estudante, os TDC quando utilizados de modo adequado pelo docente podem promover uma visão mais crítica das informações recebidas da mídia pelos alunos. Atualmente a internet e as mídias sociais são os meios com maior consumo de informações sobre Ciência. Os TDC digitais acessados pelos alunos, bem como os TDC tradicionais também podem ser explorados em atividades de ensino. Para este estudo foram escolhidos TDC digitais com o tema da Evolução humana, pois este é um assunto que apresenta conceitos evolutivos, visões contraditórias sobre os humanos bem como elementos que se aproximam da identidade dos estudantes.  Tendo como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais, esta pesquisa revelou elementos que contribuem com o ensino de biologia evolutiva. As representações sociais cristalizadas da Evolução humana nos TDC digitais selecionados forneceram indícios da forma pela qual o conhecimento científico é representado e partilhado principalmente em seus aspectos conceituais. Objetivos: A pesquisa teve como principal objetivo a caracterização das representações sociais da Evolução humana nos TDC digitais que os estudantes acessam, tendo como plano de fundo reflexão oriunda do campo da educação em ciências. Metodologia: Caracterizando-se como uma pesquisa documental, inicialmente um questionário com intuito de descobrir quais fontes os estudantes acessam foi aplicado a alunos do ensino médio. Após a exploração das fontes mencionadas pelos estudantes, 12 textos que continham a Evolução humana como tema foram selecionados para compor o corpus. Os textos foram analisados segundo o procedimento de análise de conteúdo proposto por Bardin. Os conteúdos foram codificados e categorizados e posteriormente os resultados passaram por interpretações sob a luz dos referenciais teóricos. Discussão: A caracterização da representação social da Evolução humana restringiu-se na identificação das diferentes visões sobre o processo evolutivo e os conceitos evolutivos utilizados. Ao comparar com a literatura estabelecida de biologia evolutiva, os textos apresentaram quatro visões distintas do processo evolutivo: Darwinista, Neodarwinista, Transformista e Teleológica. Tais visões representam diferentes aplicações de conceitos evolutivos, como a Adaptação, Seleção Natural e a Evolução propriamente dita. Destacam-se as visões Transformista e Teleológica que destoam da concepção consolidada do processo evolutivo, entretanto foram consideradas valiosas e potencialmente úteis em atividades de ensino. O modelo assumido para estruturar a representação foi o proposto por Abric, do qual a representação social é composta pelo Núcleo Central e Sistema Periférico; as visões Darwinista e Neodarwinista integram o centro da representação, estabilizando-a e determinando sua organização. No sistema periférico as visões Transformistas e Teleológica são elementos da representação que permitem contradições e a diferença de conteúdo. Conclusão: A utilização dos materiais analisados pode contribuir em atividades de ensino que critiquem visões distorcidas, principalmente as visões Transformistas e Teleológicas da Evolução. A identificação das redes acessadas pelos estudantes pode ser benéfica para professores que buscam contextualizar o ensino com a realidade dos estudantes, neste caso a realidade do ambiente digital.


Palavras-chave


Evolução; Educação em Ciências; Percepção Pública das Ciências; Relações Sociais.

Referências


Referências bibliográficas

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