Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
Uso de aplicativo de celular e balinhas de chocolate para o ensino e interpretação de procedimentos de calibração e análise exploratória de dados em química analítica
Natália Evangelista, Edenir Pereira Filho

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


INTRODUÇÃO

A química analítica é um ramo da química direcionado a realizar análises qualitativas e quantitativas de amostras, possibilitando a quantificação de espécies. Um procedimento de extrema importância em química analítica são as curvas de calibração, que são modelos matemáticos capazes de prever a concentração de espécies em determinada amostra, isso se dá devido a obtenção de sinais analíticos emitidos pelos equipamentos utilizados na análise.

Para melhor compreensão dos resultados de análises químicas é importante o tratamento dos dados obtidos através de análises exploratórias de dados, em que métodos matemáticos possam reduzir as variáveis sem que se percam informações relevantes, entretanto, as análises exploratórias de dados não são conteúdos de ampla difusão no ensino de graduação.

Através da experimentação é possível contextualizar teoria e prática favorecendo a aprendizagem dos alunos. O projeto visou fornecer práticas experimentais que fizesse uso de matérias de baixo custo e fácil acessibilidade, que pudesse ser útil em ensino de graduação em química.

 

OBJETIVOS

O objetivo do projeto foi a construção de um experimento didático que pudesse favorecer a compreensão de procedimentos de calibração e análises exploratórias de dados de forma dinâmica e atrativa, buscando sempre fazer uso de materiais e métodos acessíveis e de baixo custo.

 

MÉTODOS

Ao decorrer de todo o projeto a leitura de referências bibliográficas a cerca do tema foram e realizadas.

O aplicativo de celular Photometrix® foi utilizado como instrumento analítico, padrões e amostras foram preparados e as curvas de calibração foram realizadas através de fotografias obtidas diretamente do aplicativo, que gera gráficos e equação matemática, utilizados na previsão das concentrações das amostras analisadas.

Curvas de calibração foram realizadas com diferentes elementos como: balinhas de chocolate, miçangas de confeiteiro e corantes alimentícios. As fotografias foram tiradas em distintas condições de distância focal e luminosidade.

Os resultados obtidos eram analisados diretamente no próprio aplicativo e em planilhas do Excel.

 

RESULTADOS

A ideia inicial do projeto era a construção de curvas de calibração através de balinhas de chocolate, no entanto, os resultados obtidos não foram reprodutíveis e os valores esperados não estavam sendo alcançados com precisão. Em busca de resultados satisfatórios quanto a reprodutibilidade, precisão e acurácia as curvas de calibração passaram a ser realizadas com outras substâncias e em distintas condições físicas.

Destacam-se as curvas de calibração realizadas com os corantes alimentícios que também não forneceram precisão e reprodutibilidade adequadas, porém, quando os corantes utilizados no preparo de corantes e amostras eram da cor verde, os resultados para o canal G (Green) por algumas vezes foram precisos, diferentemente das outras substâncias utilizadas que não apresentaram precisão para nenhum dos canais.

 

CONCLUSÃO

Os resultados obtidos na realização de curvas de calibração através do aplicativo Photometrix® não foram precisos e reprodutíveis, no entanto, a realização dos experimentos facilitou a compreensão dos procedimentos de calibração e das análises exploratórias de dados. Também foi possível analisar a importância do uso de metodologias de ensino dinâmicas e de baixo custo no ensino de química.


Palavras-chave


Química Analítica