Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de sistema de aquisição e transmissão de dados para aplicação em aquicultura
Augusto Almeida de Jesus, Osmar Ogashawara

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


1. Introdução

A aquicultura é uma prática tradicional enraizada em várias culturas pelo mundo, sendo um exercício multidisciplinar e relativamente complexo.

Para o desenvolvimento condicionado de uma determinada espécie, fatores físico-químicos e biológicos devem ser observados, pois interferem diretamente nas atividades fisiológicas dos peixes.

Portanto, o bom monitoramento desses fatores são essenciais e ditam o resultado da produção com eficiência das espécies na atividade de aquicultura.

 

2. Objetivo

Com base nos requisitos necessários para o estudo e monitoramento de ambientes aquícolas, foi pensado, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o desenvolvimento, programação e instalação um sistema eletrônico de baixo custo capaz de realizar a transmissão de dados físico-químicos e biológicos provindos da sonda multiparamétrica YSI 6600 V2, instalada em uma plataforma flutuante, até uma base fixa em terra onde esses dados serão enviados para a nuvem (internet).

 

3. Metodologia

O projeto teve duração de dois anos e contou com dois bolsistas distintos. Aqui, será apresentado todas as atividades realizadas durante o projeto.

O primeiro passo foi a definição dos equipamentos utilizados para a transmissão de dados da sonda até a base fixa em terra, apresentados a seguir.

●       Microcontrolador: ESP 32 LorRa, da Heltec

●       Bateria: Lithium recarregáveis de 3.7 V, da MakerFocus

●       Interface de desenvolvimento: IDE Arduino

Houve indisponibilidade da sonda nos primeiros momentos do projeto, então utilizou-se três sensores de temperatura DS18B20 para validar o sistema de transmissão de dados.

Com o sistema programado, foram realizados testes na UFSCar e na cidade de Fartura – SP, local onde sistema será instalado.

A partir desse momento, o bolsista atual assumiu o projeto e realizou uma revisão do que já tinha sido feito. Com a disponibilidade da sonda, também foi realizado estudos sobre o seu protocolo de comunicação, além da elaboração de tutoriais de uso do sistema.

Durante o processo de programação da comunicação da sonda com o ESP 32 LoRa, sobreveio a pandemia do Coronavírus no Brasil, obrigando os laboratórios fecharem, impedindo a continuidade do projeto.

 

4. Resultados

Nos testes realizados na UFSCar e em Fartura, os dados dos sensores foram transmitidos integralmente nas mesmas situações operacionais, validando os equipamentos escolhidos.

Em relação aos estudos, houve um sólido aprendizado e boa base teórica para realizar a comunicação entre a sonda e o microcontrolador.

Os tutoriais feitos estão claros e transmitem os conhecimentos adquiridos durante a execução do projeto.

 

5. Conclusão

Nota-se que o projeto foi parcialmente concluído. Há uma adequada bagagem teórica, tanto de conhecimento dos elementos do projeto, como da programação necessária para o funcionamento adequado do sistema.

A pandemia realmente atrapalhou a finalização do projeto, que tem muitas partes práticas, inviabilizando sua entrega na data pré-definida.

Apesar disso, pelo fato de já ter tido diversos testes, acredita-se que a finalização e operação do sistema se dará em pouco tempo após ser retomado.

 


Palavras-chave


Aquisição de dados, transmissão de dados, IoT

Referências


DOS SANTOS, Monique Virães Barbosa et al. Desenvolvimento de Sistema Automático de Análise de pH e Temperatura da Água para Aquicultura. Anais do Computer on the Beach, p. 325-333, 2018.

DE OLIVEIRA, Rafael C. O panorama da aquicultura no Brasil: a prática com
foco na sustentabilidade. Revista INTERTOX de toxicologia, risco ambiental e
sociedade, v. 2, n. 1, 2015.

A AURELIANO, Andre. Microcontroladores. [S. l.], 4 abr. 2017. Disponível em:
https://fiozera.com.br/microcontroladores-914a59cbf7de. Acesso em: 20 fev. 2019.

K TECNOLOGIA, Fernando. ESP32 Longa Distância - LoRaWan. [S. l.], 9 jan.
2018. Disponível em: https://fiozera.com.br/microcontroladores-914a59cbf7de. Acesso em: 1 mar. 2019.

PLAYGROUND, Arduino. Dallas Semiconductor‘s 1-Wire Protocol. [S. l.], 1 out. 2018. Disponível em: https://playground.arduino.cc/Learning/OneWire. Acesso em: 1 mar. 2019.

THOMSEN, Adilson. Medindo temperatura debaixo d’água com DS18B20. [S. l.], 2 jun. 2015. Disponível em: https://www.filipeflop.com/blog/sensor-de-temperaturads18b20-arduino/. Acesso em: 1 mar. 2019.

 

ESP 32 - LoRa. [S. I.: s. n.], 2018. 16 vídeos (343 min). Publicado pelo canal Fernando K Tecnologia. Disponível em: <https://www.youtube.com/playlist ?list=PLXe8VVves5gEbQ2JqRA7kYp1rIa8ZAK_>. Acesso em: 18 de abril de 2020.

 

CURSO de Arduino. [S. I.: s. n.], 2018. 21 vídeos (485 min). Publicado pelo canal Brincando com Ideias. Disponível em: < https://www.youtube.com/playlist?list=PL7 CjOZ3q8fMc3OmT7gD7N6sLLFfXsXGZi>. Aceso em: 07 de fevereiro de 2019.

 

CESAR, K. Sistema Para Aquisição e Análise de Dados Para Monitoramento Ambiental da Aquicultura. Orientador: Osmar Ogashawara. Relatório de Iniciação Cientifica.  – Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.

 

YSI INCORPORATED. 6-Series Multiparameter Water Quality Sondes - User Manual. Yellow Springs, Ohio - USA, 2012. 379 p.

 

RENTE, B. et al. Módulo Microcontrolado de Interface padrão SDI-12 para aplicações em monitoramento ambiental, Notas Técnicas, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 7–13, 2013. Disponível em: <revistas.cbpf.br/index.php/nt/article/view/37>. Acesso em: 10 de junho de 2019.

 

SDI-12 Support Group. SDI-12 A Serial-Digital Interface Standard for Microprocessor-Based Sensors. South River Heights, Utah, 2019. 61 p.

 

ARAUJO, Matheus S. Desenvolvimento de sistema de monitoramento na nuvem utilizando Raspberry Pi. Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.