Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de instrumentação para análise experimental de vibração em equipamentos
Pedro Gonçalves Venancio, Osmar Ogashawara

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


1. Introdução

O estudo do comportamento dinâmico de rotores é um grande desafio na indústria, visto que cada vez mais as máquinas têm trabalhado com rotações mais altas e com estruturas mais leves, acentuando os problemas dinâmicos e vibratórios. O entendimento das variáveis e dos fenômenos envolvidos nesse estudo acaba sendo cada vez mais desejado.

A instrumentação de sistemas vibratórios e a análise do comportamento dinâmico permite estudar como as vibrações interferem no funcionamento de equipamentos.

 

2. Objetivo

Sabendo da importância do estudo e análise de vibrações, o projeto objetivou a construção de uma instrumentação eletrônica para uma bancada de testes, onde seria analisado o comportamento dinâmico de um sistema rotativo, composto por um motor elétrico, eixo flexível, discos sólidos acoplados ao eixo, mancais de rolamento e suportes flexíveis.

 

3. Metodologia

A partir do sistema mecânico já descrito seriam realizadas as medições de vibração, seriam utilizados uma placa Arduino, programada pelo software open-source Arduino.ide, juntamente com sensores para realizar às medições. Seriam utilizados um sensor para medir a rotação do eixo e dois sensores acelerômetros para captar a vibração dos suportes flexíveis. A placa e os sensores foram adquiridos com recursos do próprio orientador. O sistema mecânico está disponível nos laboratórios da Universidade.

Em seguida, seria utilizado o software Labview, do qual a Universidade possui licença em seus laboratórios. O Labview interpretaria as medições do Arduino e as transformaria em gráficos para análise vibracional. Para ganhar familiaridade com o software, foi realizado um curso intitulado Labview & Arduino na plataforma de cursos on-line, Udemy.

Durante um bom período do projeto, um empecilho grande colou-se a frente do projeto, a pandemia causada pela COVID-19. Por esse motivo, os laboratórios da Universidade foram fechados, impossibilitando o uso do sistema mecânico e também do software Labview.

Para contornar os desafios impostos pela situação sanitária, procurou-se por softwares open-source. Optou-se por utilizar em conjunto dois programas:

  • Processing, que capta os dados gerados pelos sensores do Arduino, e os armazena juntamente com uma base de tempo;
  • Python, responsável por interpretar os dados armazenados e gerar gráficos para análise.

Em uma tentativa de substituir o sistema mecânico onde seriam feitas as medições, utilizou-se uma caixa de som JBLCharge , onde foram feitas medições da vibração.

 

4. Resultados

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, foi possível realizar medições coerentes de vibração, utilizando a caixa de som como sistema vibrante. Para isso, foi empregado o acelerômetro MPU-6050. Infelizmente não foi possível realizar testes com o sensor encoder.

Além dos resultados práticos, houve um grande aprendizado da parte teórica. Além disso, foi possível exercitar habilidades de programação e utilização de diferentes softwares.

 

5. Conclusão

Dessa forma, observa-se que o projeto cumpriu seu objetivo de gerar conhecimento e estudo, mas não foi possível realiza-lo da forma como prevista inicialmente. Apesar disso, foi um exercício importante de resiliência e criatividade para lidar com as adversidades impostas pelo momento.

 


Palavras-chave


Aquisição de dados, analise de vibração,

Referências


[1] ANDRADE, G.Q., WATANABE, F.Y. Análise Experimental do Comportamento Dinâmico de Rotores Apoiados em Suportes Flexíveis. Projeto de IC Edital 001/2018, PIBIC/CNPq/UFSCar, 2018.

[2] CASTILHO, A. Influência da rotação no comportamento dinâmico de rotores flexíveis. 1983. 110 p. Tese (Mestrado em Ciências) – Coordenação dos Programas em Pós-Graduação de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1983.

[3] ESTEVAN, L. W. M. Análise do Comportamento Dinâmico de Rotores Apoiados em Suportes Rígidos ou Flexíveis. Relatório de Projeto de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/UFSCar, 2017.

[4] MUSZYNSKA, A.A. Rotordynamics. Minden: CRC Press Taylor & Francis Group, 2005. 1054 p.

[5] SCHWARTZ, M., MANICKUM, O. Programming Arduino with LabVIEW. Packt Publishing, 2015.

[6] WATANABE, F. Y. Lubrificação ativa aplicada a mancais híbridos radiais. 2003, 169 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Mecânica Departamento de Projeto Mecânico, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.]

[7] INVENSENSE, MPU-6000 and MPU-6050 Product Specification Revision 3.4, Agosto de 2013. Disponível em: < www.invensense.tdk.com/wp-content/uploads/2015/02/MPU-6000-Datasheet1.pdf >. Acesso em: 29 de outubro de 2020.

[8] SOUZA, D. C, Proposta de Sistema de Baixo Custo de Monitoração de Vibrações, Tese de conclusão de curso Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018.

[9] Hjort. A,Holmberg. M, Measuring mechanical vibrations using Arduino às slave I/O to EPICS control system, Department of Physics and Astronomy,  Uppsala University, 2015.

[10] Varanis. M, Silva. A. L, Brunetto, P. H, Gregolin, R. F, Instrumentation for mechanical vibration analysis in the time domain and frequency domain using the Arduino platform, Revista Brasileira do Ensino de Física, vol 38, n°1, 2016.

[11] Rowberg. J, I2Cdev class demonstration Arduino sketch for MPU6050 class, 2011. Disponível em: <https://github.com/jrowberg/i2cdevlib>. Acesso em 29 de outubro de 2020.