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Instagram como instrumento de Divulgação Científica para Biologia
Gabriele Cristina Catosso Pereira, Hylio Lagana Fernandes

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


O projeto parte da premissa da interação intensa dos jovens pelas redes sociaisverificada na realidade hodierna, e a partir disso propõe investigar possibilidades desseespaço midiático para a educação, direcionando seu foco para o Instagram, uma rede socialmuito utilizada atualmente entre jovens, e ao mesmo tempo aquela com menos trabalhosacadêmicos com foco para Educação ou para a divulgação da ciência. Pode-se dizer que asredes sociais, em especial, são um tema bastante em alta e de pesquisas atualmente,podendo também considerar que a maior parte da população brasileira (e mundial) temacesso à elas. Então, por que não utilizá-las, a favor da ciência e transformá-la em uminstrumento para divulgação científica? A metodologia para o desenvolvimento do projetoenvolve a criação de um Perfil, produção de imagens, postagem destas no feed e nostories, foram criadas perguntas e enquetes com o objetivo de estimular os seguidores ainteragirem – de onde foram obtidos elementos para análise do material postado. Esteprojeto de Iniciação Científica explora potencias do Instagram como instrumento deDivulgação Científica para Biologia. Os dados obtidos, na forma de “curtidas”, visualizaçõese interações dos seguidores foram dados quantitativos que, ao serem confrontados com aanálise semiótica das fotografias, sugerem elementos presentes nas imagens fotográficasque mobilizam maior interesse dos leitores.

Palavras-chave


fotografia, ensino de ciencias, artrópodes

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