Portal de Eventos CoPICT - UFSCar, XXVII CIC e XII CIDTI

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO TIPO DE AGREGADO NA DEFORMABILIDADE E RESISTÊNCIA DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO
DOUGLAS HENRIQUE DA SILVA, Guilherme Aris Parsekian

Última alteração: 2021-03-18

Resumo


introdução

Conforme exposto na NBR 6136 (ABNT, 2016), os blocos vazados de concreto podem utilizar diferentes tipos de agregados, com a condição de que o produto final atenda aos requisitos físico-mecânicos prescritos em norma. Nesse sentido, conhecer e controlar as propriedades físicas e mecânicas de cada um dos componentes da alvenaria passa a assumir grande importância na concepção de edificações seguras e eficientes.

Este projeto propôs então avaliar a influência do agregado de diferentes origens mineralógicas nas propriedades mecânicas do bloco vazado de concreto: resistências à compressão e tração; e módulo de deformação secante. Para isso, foram produzidos blocos vazados de concreto com três tipos distintos de agregados graúdos (calcário, gnaisse e basalto), com três resistências diferentes, mantendo-se o traço para ambos os tipos de agregado.

 

objetivo

De modo geral, este estudo pretende analisar a relevância que o agregado acarreta às propriedades mecânicas dos blocos vazados de concreto, a partir dos parâmetros obtidos nos ensaios que serão realizados com os diferentes blocos, variando-se resistências e origem mineralógica dos agregados, para caracterização das propriedades mecânicas do material que o constitui, utilizando-se de modelos numéricos e formulações algébricas propostas pela literatura. Dessa forma, visa analisar o comportamento estrutural de blocos vazados de concreto e correlacioná-lo com as propriedades dos materiais constituintes.

metodologia

Foram caracterizados todos os agregados graúdos e miúdos utilizados na fabricação dos blocos vazados de concreto. Os agregados utilizados foram: pó de basalto, pedrisco de basalto; pó de calcário, pedrisco de calcário; pó de gnaisse, pedrisco de gnaisse e areia. Em seguida avaliou-se unidades de diferentes resistências nominais e prismas de duas unidades contendo três tipos diferentes de agregados graúdos (basalto, gnaisse e calcário). Durante os ensaios de compressão foram obtidos deslocamentos, resistência à compressão última e módulo de deformação da secante na compressão. A partir dos resultados experimentais, modelos numéricos e formulações algébricas propostas pela literatura foram implementados no software Abaqus 2017.

 

resultados e conclusão

Foi possível identificar a influência da geometria dos agregados e produção dos blocos em suas propriedades mecânicas. Nesse ponto destaca-se o maior teor de finos e melhor compacidade nas misturas de gnaisse (optimizado utilizado pela empresa) fornecendo os melhores resultados de resistência a compressão e modulo de deformação nas classes de 6 e 12 MPa.

A variação de resistência dos componentes e o tipo de agregado graúdo no bloco tem grande papel na determinação final das características mecânicas dos blocos e prismas. Com a análise de resistência dos blocos, prismas e argamassas foi possível verificar as correlações entre os elementos (bloco/prisma), obtendo-se valores satisfatórios e, em sua maioria, superiores aos valores normativos de referência.

No que se refere à simulação numérica, conclui-se que boa precisão de resultados foi obtida. Nesse sentido, destaca-se a importância que os valores experimentais e a caracterização detalhada dos materiais exerceram na alimentação dos modelos numéricos. Os resultados numéricos reforçaram o entendimento de que tanto o tipo de agregado quanto geometria das unidades e parâmetros dos materiais constituintes influenciam consideravelmente as propriedades mecânicas dos blocos e prismas.

 


Palavras-chave


Alvenaria estrutural; Bloco vazado de concreto; Agregado graúdo; Resistência à compressão; Módulo de deformação secante; Simulação computacional;