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Um Estudo Exploratório da Tecnologia de Realidade Aumentada Móvel Baseada em Marcadores no Desenvolvimento de Recursos Educacionais Multiplataforma Abertos
Delano Medeiros Beder, Fernando Sassi Nunes

Última alteração: 2021-02-25

Resumo


Introdução:

O trabalho envolve a criação de Recursos Educacionais Abertos (REAs) através do
AR Educational Framework. Esse framework é utilizado na engine unity e tem como objetivo
a criação de programas educativos em realidade aumentada Móvel (RAM), baseados em
questões de múltipla escolha, podendo ter como respostas tanto textos ou modelos 3D.
Para isso, ele utiliza o kit de desenvolvimento Vuforia, que permite a utilização de RAM em
dispositivos android e dispositivos próprios para tal tecnologia.

Objetivo:

De maneira geral, programas criados a partir do framework não se classificavam
plenamente como REAs. Com a refatoração, os programas que utilizam o framework podem
ter todos os seus textos e modelos alterados, mantendo apenas a estrutura base dele,
como número de perguntas e alternativas, sem alteração.

Metodologia:

O trabalho foi desenvolvido integrado a outros trabalhos que vêm sendo
desenvolvidos no Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA/UFSCar), tendo
acompanhamento direto do orientador e de pesquisadores que integram o LOA.
As tarefas realizadas foram:
● A familiarização com os conceitos de REAs e da plataforma REMAR.
● A familiarização com os conceitos de Tecnologia de Realidade Aumentada
Móvel (RAM) e com o AR Educational Framework.
● Desenvolvimento de alguns aplicativos educacionais com o framework.
● Refatorar o framework para que programas que o utilizam possam ser
integrados ao REMAR.
● Incorporar programas REA de realidade aumentada móvel à plataforma
remar para validar os resultados

Resultados:

Foram necessários dois programas auxiliares. Sendo eles o Better Streaming
Assets, para ler arquivos no formato .txt, que contém os textos dos campos alteráveis do
programa, e o AsImpL, que é responsável por carregar os modelos 3D que serão utilizados.
Esses modelos são hospedados em sites como github e são acessados através do
endereço.
Muitas vezes, os modelos não foram feitos pela mesma pessoa ou mesmo que
tenha sido, eles podem não estar na escala correta ou desejada. Por conta disso, foi criado
o programa ScaleAdjust, que permite redimensionar e reposicionar os modelos da forma
desejada e também os textos flutuantes que podem ser adicionado pela classe
ActivateInformation.
A refatoração foi feita e foram criadas 3 novas classes que funcionam de maneira
similar às originais porém possuem a importação de textos/modelos, sendo elasI_QuestionController1 e I_QuestionController2 que carregam todos os modelos ao iniciar o programa e leem/posicionam as perguntas, alternativas e respostas (caso a pessoa erre),
sendo que a primeira tem textos como alternativas e a segunda modelos 3D. A terceira
classe é a I_ActivateInformation que permite textos flutuantes acompanhando os modelos e
que podem ou não indicar partes do modelo.
Também foi desenvolvido um programa final que foi integrado ao projeto REMAR
junto do ScaleAdjust e ambos podem ser alterados através dele por qualquer pessoa, com
campos bem indicados e explicados fazendo com que se enquadrem como Recursos
Educacionais Abertos

Conclusões:

Por fim, os objetivos do trabalho foram cumpridos e a integração foi feita
corretamente, sendo possível alterá-la com facilidade e também incluir novos programas à
plataforma REMAR sem problemas.


Palavras-chave


Realidade Aumentada; Recursos Educacionais Abertos